Nordeste convoca "Dia Nacional do Boicote à Globo"




Está agendado para acontecer nesta sexta-feira, dia 13, o "Dia Nacional do Boicote à Rede Globo". A ideia do protesto nasceu após a emissora tirar do ar "a voz que vinha do Nordeste brasileiro, a TV Diário", apelidada de TV do Nordeste. Na prática, o boicote se trata mais de um movimento nordestino, ou, no caso, cearense.

A notícia foi divulgada há duas semanas por Daniel Castro, na Folha de S.Paulo. Segundo a informação, "por ordem da Globo, a TV Diário, (situada em Fortaleza, Ceará) afiliada que transmite programação regional e policialesca, não é mais sintonizada em todo o país por parabólicas". A emissora pertence à TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Estado.

Justificativa
Em declaração à coluna Outro Canal, a Globo alegou que, "como cabeça-de-rede da Rede Globo, formada por 121 emissoras, procura harmonizar os sinais de VHF e UHF de forma a que estes fiquem circunscritos a seus territórios de cobertura". Assim, a TV Diário não poderá mais ser captada "em território de outros afiliados". "Seu sinal permanecerá no satélite, cobrindo o Ceará, porém codificado".

De acordo com o blog "Toda Mídia", a campanha de boicote havia sido aberta antes em blogs vinculados à Record e ganhou inclusive um manifesto. "A TV do Nordeste era o único meio em que realmente os nordestinos se viam na TV, ausente de estereótipos fabricados por diretores preconceituosos sulistas, que diante de sua ignorância geográfica sempre trataram o Nordeste com desprezo".

A coluna Zapping desta quinta-feira traz a informação de que a emissora de Edir Macedo tenta comprar a TV Diário para criar uma afiliada da Record News no Ceará.

Ao Adnews, a Record disse não ter informações oficiais sobre a suposta proposta de compra à TV Diário e sobre algum tipo de envolvimento da emissora com a campanha.


Fonte: www.adnews.com.br com informações do blog Toda Mídia.
0