Pegue um refrigerante de 123 anos, adorado por legiões em mais de 200 países e pronto, está aí a fórmula – esta não é secreta – de popularidade na web. Pelo menos no Facebook é assim. A Coca-Cola é a segunda página mais popular, depois do presidente Barack Obama.
E o mais curioso: a página foi criada por dois fãs da bebida que não encontravam uma comunidade bacana relacionada à marca para participar – embora existam mais de 253 delas. O resultado é uma comunidade com mais de 3 milhões de pessoas – mais especificamente 3.324 129. De todos os lugares do mundo.
A página www.facebook.com/coca-cola; criada pelos amigos Michael Jedrzejewski e Dusty Sorg – escritor e , aspirante a ator, respectivamente - de Los Angeles, impressionou até a própria Coca-Cola. "Já discutimos uma dúzia de hipóteses que expliquem o sucesso da página", disse Michael Donnelly, diretor mundial de marketing interativo da Coca-Cola ao site Advertising Age. “Uma teoria que sempre acaba prevalecendo é a de que a foto usada é a melhor dentre as outras comunidades”, observa. A foto em questão de uma lata “suada” e reluzente foi encontrada por Sorg na web. Para Donnely, em termos de marketing, a foto é perfeita.
A verdade é que nem mesmo os dois amigos entendem porque a comunidade deles é a de maior adesão. Até porque durante muito tempo, ela se manteve praticamente inativa, apenas embolsando fãs que entravam sem parar. Justamente por isso, a página começou a receber conteúdo inadequado – a exemplo de muitas outras -, o que chamou a atenção da administração do Facebook.
Assim, desde novembro a rede social tomou a decisão de exigir que todas as páginas relacionadas a marcas tenham um código de conduta e, principalmente, o endosso e autorização oficial da marca em questão. No caso da Coca isso não foi difícil. Após um convite para conhecer um pouco da história da marca na sede de Atlanta, os dois lados interessados, Coca e os dois amigos, chegaram a um acordo: os dois continuam administrando a página, com uma supervisão bem “amigável” da empresa.
As páginas top do Facebook:
Nome Número de fãs
1. Barack Obama 5.881.499
2. Coca-Cola 3.287,101
3. Nutells 3.052,502
4. Pizza 3.005,922
5. Cristiano Ronaldo 2.730.570
Fonte tabela: www.AllFacebook.com
Fonte: Por Ticiana Werneck, in www.consumidormoderno.com.br, com informações: www.AdAge.com
E o mais curioso: a página foi criada por dois fãs da bebida que não encontravam uma comunidade bacana relacionada à marca para participar – embora existam mais de 253 delas. O resultado é uma comunidade com mais de 3 milhões de pessoas – mais especificamente 3.324 129. De todos os lugares do mundo.
A página www.facebook.com/coca-cola; criada pelos amigos Michael Jedrzejewski e Dusty Sorg – escritor e , aspirante a ator, respectivamente - de Los Angeles, impressionou até a própria Coca-Cola. "Já discutimos uma dúzia de hipóteses que expliquem o sucesso da página", disse Michael Donnelly, diretor mundial de marketing interativo da Coca-Cola ao site Advertising Age. “Uma teoria que sempre acaba prevalecendo é a de que a foto usada é a melhor dentre as outras comunidades”, observa. A foto em questão de uma lata “suada” e reluzente foi encontrada por Sorg na web. Para Donnely, em termos de marketing, a foto é perfeita.
A verdade é que nem mesmo os dois amigos entendem porque a comunidade deles é a de maior adesão. Até porque durante muito tempo, ela se manteve praticamente inativa, apenas embolsando fãs que entravam sem parar. Justamente por isso, a página começou a receber conteúdo inadequado – a exemplo de muitas outras -, o que chamou a atenção da administração do Facebook.
Assim, desde novembro a rede social tomou a decisão de exigir que todas as páginas relacionadas a marcas tenham um código de conduta e, principalmente, o endosso e autorização oficial da marca em questão. No caso da Coca isso não foi difícil. Após um convite para conhecer um pouco da história da marca na sede de Atlanta, os dois lados interessados, Coca e os dois amigos, chegaram a um acordo: os dois continuam administrando a página, com uma supervisão bem “amigável” da empresa.
As páginas top do Facebook:
Nome Número de fãs
1. Barack Obama 5.881.499
2. Coca-Cola 3.287,101
3. Nutells 3.052,502
4. Pizza 3.005,922
5. Cristiano Ronaldo 2.730.570
Fonte tabela: www.AllFacebook.com
Fonte: Por Ticiana Werneck, in www.consumidormoderno.com.br, com informações: www.AdAge.com
Comentários