Pular para o conteúdo principal

Speedo ganha destaque com polêmico uniforme de natação

A Speedo, empresa australiana de artigos esportivos, vive o momento de maior presença de mídia em seus 80 anos de atuação - 30 dos quais também no Brasil - , reflexo da polêmica envolvendo o macacão LZR Racer, que coleciona recordes mundiais e aumentou a visibilidade da natação às vésperas das Olimpíadas de Pequim. Para o diretor de marketing da Speedo no Brasil, Renato Hacker, a repercussão colocou a marca num novo patamar de exposição de mídia. "Sem dúvida a polêmica aumenta as vendas e coloca a natação em evidência, faz que o esporte seja mais praticado, favorecendo o resultado da empresa", comenta Hacker.

Ao mesmo tempo em que conquista espaço com seu carro-chefe, a natação, a Speedo investe para ingressar em novos esportes, como o triatlon, e lança produtos licenciados, entre eles barras de cereal, em parceria com a Riclan. Desenvolvido no Acqualab, laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa, na Itália, o traje LZR Racer é a quarta geração da linha Fast Skin (Pele Rápida) e foi inspirado na hidrodinâmica e aerodinâmica do tubarão, que nada a 65 quilômetros por hora.

Dos últimos 39 recordes mundiais de natação, 35 foram com o polêmico traje, que é criticado por não estar disponível para todos os atletas, o que a Speedo nega. A empresa informa que disponibiliza o uniforme para todos os nadadores, mesmo os patrocinados pelas rivais Arena (Alemanha), Diana (Itália) e TYR (Estados Unidos). A empresa prevê conquistar 80% das medalhas que serão disputadas nas provas de natação em Pequim (96 medalhas), o que irá representar mais que o dobro das 47 medalhas ganhas nos Jogos de Atenas 2004.

Uma das grandes expectativas das Olimpíadas é o duelo entre o norte-americano Michael Phelps e o brasileiro Thiago Pereira, que se enfrentarão nos 200 metros medley e 400 metros medley. Pereira faz parte do Speedo Elite Team e tem sua imagem explorada em ações de marketing. Fundada em 1928, quando os trajes de natação eram de algodão e lã, a empresa espera um crescimento de 30% no faturamento no País neste ano, e o investimento em marketing vai aumentar 30%. Valores não são revelados.

Patrocinadora das duas maiores potências da natação mundial, Austrália e Estados Unidos, a empresa renovou contrato com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e será a fornecedora oficial das sete modalidades aquáticas dos jogos: natação, maratona aquática, saltos ornamentais, nado sincronizado, pólo aquático, vela e pentatlo moderno (categoria natação). Dessas, três usam o LZR Racer: natação, pentatlo e maratona aquática, prova na qual o País tem uma das favoritas, Poliana Okimoto, campeã mundial.

De acordo com Hacker, a vantagem do traje, que chega às lojas em julho, um mês antes das Olimpíadas, é que ele não tem costura e sim uma solda ultrasônica, desenvolvida em parceria com a NASA. Trinta por cento da roupa é composta de elastano e os demais 70% são mantidos em segredo. A roupa, que possui 5% menos atrito e 6% mais rendimento de oxigenação do que a terceira geração, dura cerca de oito horas à nível competitivo e custa de US$ 300 a US$ 800.

"As conquistas são um testemunho para a marca e divulga a empresa para os atletas que estão começando na natação", observa Hacker. A Speedo patrocina competições de categorias de base para garantir consumidores entre as novas gerações do esporte.

Novas áreas de atuação
A Speedo está ampliando sua área de atuação e lançou produtos para corrida de rua, ciclismo e triatlon, além de itens licenciados como relógios, barra de cereal, calçados, óculos de sol, meias e cuecas. A empresa fechou recentemente parceria com a Grendene para o lançamento de uma sandália esportiva. Com a catarinense Lepper, roupões, toalhas para banho, praia, piscina, fitness e jogos de cama; com a Seculus, relógios; no segmento de óculos de sol, a parceira é a General Optical; e em meias, a Lupo.

"A empresa começou a botar a cabeça para fora da água, foi uma evolução anfíbia", diz Hacker. O foco atual de atuação no mercado brasileiro é o triatlon (natação, corrida e ciclismo), esporte em alta no Brasil. A Speedo lançou uma coleção desenvolvida para triatletas, batizada de XDSKIN.

Setenta por cento do investimento em marketing da empresa é direcionado a patrocínio de atletas, provas de maratonas aquáticas, triatlon e triatlon de aventura, entre outras ações.


Fonte: Por Gustavo Viana, in Gazeta Mercantil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç