Pular para o conteúdo principal

Como uma marca de luxo encontra seu administrador?

A francesa Floriane de Saint Pierre é uma das maiores headhunters para o mercado de luxo do mundo. Seu banco de dados, que contém mais de 40 mil nomes, é disputadíssimo não só entre designers que querem debutar neste nicho, mas também entre executivos do mundo todo que almejam estar à frente de uma grande grife.

Na última semana, Floriane foi uma das participantes do Fashion Marketing, em São Paulo. Promovido pela consultora Glória Kalil, o seminário internacional de moda é voltado para estilo e negócios.

Recrutadora de estilistas e administradores para marcas do porte de Lanvin e Burberry, Floriane diz que não existe fórmula pronta para um gestor brilhar à frente de uma grande marca. "Cada companhia acaba formando sua própria organização criativa", afirma a headhunter. "Branding, hoje, não diz respeito somente a campanhas publicitárias, apesar da importância dessas ações. Quer dizer também criar sonhos. E um executivo tem que estar concentrado para este fim, assim como um diretor da área de criatividade", observa.

A headunter lembra, como exemplo, uma ocasião em que entrou em uma loja em Paris, onde viu um sapatinho de plástico desenhado por Marc Jacobs, que custava € 110. "Disse: ‘meu Deus, por que é tão caro?’ Isso me mostrou como se pode criar um valor aleatório sobre um determinado produto, desde que se tenha um olhar icônico sobre tal", conta Floriane. "Um administrador de uma empresa de luxo precisa, invariavelmente, estar atento a este processo, que costuma ser identificado apenas aos designers das grifes".

Aliás, é passeando por ruas, lojas, restaurantes da moda - não só em reuniões de negócios - que Floriane costuma encontrar talentos, tanto estilistas quanto administradores. "Certa vez, comecei a fazer um curso de italiano, e fui reconhecida por um senhor. Pediu-me um emprego e disse que devia passar em meu escritório. Hoje, tem um ótimo cargo na marca de John Galliano", conta.

A especialista, porém, avisa que a avaliação que faz é subjetiva. "Um candidato deve mostrar, antes de tudo, interesse em se adequar à visão que o cliente tem da marca", explica. "Tem que comprar a idéia da empresa para a qual é candidato. Afinal, uma empresa nada mais é do que um gestor e o produto que tal pessoa, ou um determinado grupo, quer vender."

No caso da indústria da moda, Floriane diz que é essencial que uma empresa avalie dados relativos ao estilo, à sofisticação, à modernidade e ao impacto na mídia que um candidato pode gerar. "Hoje a indústria do luxo tem carência tanto de profissionais especializados em gestão quanto em criação. Nada mais difícil do que encontrar bons administradores".

Segundo ela, as escolas de moda são muito recentes no mundo todo, e os recém-formados provavelmente não apresentam a experiência necessária para se tornarem presidentes do dia para a noite. "Então, faltam hoje bons administradores que tenham uma visão ampla do negócio de uma determinada marca", observa.

A empresa capitaneada por Floriane é líder mundial no segmento. Faz 80 buscas de profissionais por ano, organiza 500 reuniões e cem viagens internacionais. Assim, conseguiu uma lista com dados pessoas de mais de 40 mil profissionais. Por ano, a hedhunter recebe milhares de currículos. "Parte deles vai para o banco de dados, mas acho mais provável encontrar bons profissionais em reuniões ou em ocasiões improváveis", admite.


Fonte: Por Alexandre Staut, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç