Se há alguns anos a divulgação de amor ou ódio a uma empresa se dava apenas pelo boca-a-boca, agora, na era digital, um único comentário chega instantaneamente a milhares de pessoas de uma só vez. As comunidades na internet, especialmente no Orkut, são o melhor exemplo disso. E elas não se referem apenas a grandes companhias ou marcas. Com uma simples busca é possível encontrar grupos que declaram sua admiração por pequenos empreendimentos (veja o quadro abaixo). O mesmo, claro, é feito por quem quer manifestar seu descontentamento. 'A internet desempenha um papel fundamental na construção da reputação de uma empresa hoje em dia, independentemente do seu tamanho', afirma Emmanuel Publio Dias, diretor de marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.
As opiniões emitidas por consumidores nos meios virtuais costumam ter um forte efeito multiplicador, segundo Dias. 'Os internautas tendem a confiar mais nas informações que lêem nesse tipo de mídia, porque as consideram mais isentas do que a propaganda tradicional realizada pela própria empresa', afirma. Por isso, de acordo com o consultor, toda companhia tem de monitorar constantemente o que é divulgado a seu respeito em canais como o Orkut, o YouTube e blogs. 'São mídias novas e eficazes, para o bem e para o mal.'
Fonte: empresas.globo.com/empresasenegocios
As opiniões emitidas por consumidores nos meios virtuais costumam ter um forte efeito multiplicador, segundo Dias. 'Os internautas tendem a confiar mais nas informações que lêem nesse tipo de mídia, porque as consideram mais isentas do que a propaganda tradicional realizada pela própria empresa', afirma. Por isso, de acordo com o consultor, toda companhia tem de monitorar constantemente o que é divulgado a seu respeito em canais como o Orkut, o YouTube e blogs. 'São mídias novas e eficazes, para o bem e para o mal.'
Fonte: empresas.globo.com/empresasenegocios
Comentários