Coral aposta na emoção do cliente

Com um crescimento acima do mercado, a Tintas Coral investe no reposicionamento da marca. Para isso aposta em uma campanha publicitária e também em um novo logotipo, criado pela 100% Design. "A Coral busca uma comunicação inovadora, mais acessível para o consumidor, voltada mais para a emoção", afirmou o diretor de marketing da empresa, Eduardo Takara.

Ele contou que, atualmente, segundo pesquisa realizada pela empresa, cerca de 40% dos consumidores utilizam a tinta como uma ferramenta de decoração, não somente com um uso funcional. "Isso mostra que houve uma mudança no conceito do uso da tinta e que a Coral acompanha esse movimento do mercado", afirmou Takara. Esse movimento pode ser percebido nos últimos resultados. Em 2006 o crescimento do setor foi de 2,8% e no ano passado foi de 8%, segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de tintas (Abrafati). "A Coral teve um incremento de 12% no ano passado. E as perspectivas para este ano é de um incremento de 8%, seguindo a tendência do setor", afirmou.

Atualmente, a Tintas Coral possui uma participação de 30% no mercado de tintas decorativas, em valor. Esse porcentual dá à empresa a vice-liderança. Segundo Takara, o principal mote da campanha é passar para o consumidor a idéia de refletir seus diferentes momentos de vida nas paredes de sua casa. "Iniciamos esse conceito no final do ano passado e percebemos que o resultado foi positivo, daí mantermos a mesma estratégia de comunicação com o consumidor', disse.

A Tintas Coral faz parte do grupo holandês Akzo Nobel, que ainda tem no Brasil as marcas Wanda, Ypiranga e Sparlack, o que dá à companhia a liderança no mercado de tintas decorativas. A Tintas Coral teve receita líquida de R$ 712 milhões em 2007. Este ano a companhia prevê investimentos de R$ 49,5 milhões - 20% mais do que no anterior. Já em relação ao marketing, o investimento para 2008 é de R$ 41 milhões, um total 30% maior que o de 2007.

A campanha publicitária é assinada pela Leo Burnett e prevê, além de filmes para TV aberta e fechada, spots para rádio, internet e revistas. "Um dos objetivos da campanha é chamar o consumidor para o site, para que ele solicite o envio do Idéia Card", afirmou Takara. O Idéia Card explica o significado das sete famílias de cor, seus efeitos, e apresenta dicas de como realizar combinações mostrando imagens de diferentes ambientes com as cores aplicadas.

Atualmente, a empresa produz cerca de mil itens e 190 milhões de litros, 85% desse total à base de água. A meta é alcançar 90% da produção ao longo deste ano.


Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil
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