Contaminações e recalls recentes de produtos, lado a lado com a confusão sobre alegações de marketing, erodiram a confiança dos consumidores nos fabricantes, diz um recente estudo da IBM.
A pesquisa com quase 1.700 consumidores nos Estados Unidos e Inglaterra constatou que cerca de 70% mantêm um baixo nível de confiança nas alegações que produtos alimentícios fazem sobre impacto ambiental e benefícios à saúde. Quase metade dos consumidores estão mais preocupados do que antes com segurança, e dois em cada cinco afirmam que compram marcas diferentes hoje em dia por conta dessas preocupações.
Quase 60% dos participantes afirmam saber mais hoje em dia sobre o conteúdo do alimento que compram do que sabiam há dois anos. Ainda assim, 72% querem mais informações sobre a origem, os métodos de produção e o conteúdo dos alimentos embalados que consomem.
Em um estudo complementar, a IBM identificou uma nova linhagem, o "Omni Consumidor", que está determinando essa mudança. Tais consumidores são mais preocupados, atentos e conectados do que nunca.
"Produto, embalagem e marca ainda são importantes, mas sua importância foi suplantada por uma série de outros fatores", afirma Bill Gilmour, líder da área de Global Consumer Produtcts da IBM Global Business Services. "O Omni Consumidor quer produtos que ofereçam benefícios incrementais de saúde e bem estar, assim como uma compreensão do impacto desses produtos sobre indivíduos, a sociedade e o meio ambiente".
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
A pesquisa com quase 1.700 consumidores nos Estados Unidos e Inglaterra constatou que cerca de 70% mantêm um baixo nível de confiança nas alegações que produtos alimentícios fazem sobre impacto ambiental e benefícios à saúde. Quase metade dos consumidores estão mais preocupados do que antes com segurança, e dois em cada cinco afirmam que compram marcas diferentes hoje em dia por conta dessas preocupações.
Quase 60% dos participantes afirmam saber mais hoje em dia sobre o conteúdo do alimento que compram do que sabiam há dois anos. Ainda assim, 72% querem mais informações sobre a origem, os métodos de produção e o conteúdo dos alimentos embalados que consomem.
Em um estudo complementar, a IBM identificou uma nova linhagem, o "Omni Consumidor", que está determinando essa mudança. Tais consumidores são mais preocupados, atentos e conectados do que nunca.
"Produto, embalagem e marca ainda são importantes, mas sua importância foi suplantada por uma série de outros fatores", afirma Bill Gilmour, líder da área de Global Consumer Produtcts da IBM Global Business Services. "O Omni Consumidor quer produtos que ofereçam benefícios incrementais de saúde e bem estar, assim como uma compreensão do impacto desses produtos sobre indivíduos, a sociedade e o meio ambiente".
Fonte: www.consumidormoderno.com.br
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