Uma pergunta é uma boa forma de se começar um texto quando pensamos em público interno. Por que algumas empresas ainda acreditam que fazer endomarketing é simplesmente montar um calendário de eventos de entrega de brindes para ver o colaborador feliz?
Este tipo de ação é interessante sim e não podemos descartá-la, entretanto, não é e jamais pode ser considerada uma ação isolada eficaz. É preciso ir muito mais além, quando se trata de endomarketing estratégico com foco organizacional baseado em resultados mensuráveis.
Assim como é estruturado um planejamento estratégico de Comunicação e Marketing que dará o norte à todas as ações que serão feitas ao longo do ano, é preciso também, ser efetivado um planejamento estratégico de endomarketing, alinhado às diretrizes de Recursos Humanos, bem como ao planejamento estratégico de Marketing.
Ao se ter políticas de RH muito bem definidas na organização e alinhadas às demais áreas corporativas, bem como apoiada sobre as ferramentas de comunicação interna, quer seja via house-organ, mural, vídeos internos, eventos internos, ou qualquer outro tipo de ação que vise este público, é importante lembrar que, as ações precisam ser complementares de forma a se obter um resultado mensurável quanto à satisfação interna, com o foco de se ter melhores resultados para o cliente, personagem este, que mantém o ciclo comercial em funcionamento.
Todo este trabalho em conjunto deve ser feito por gestão de campanhas, reflete diretamente no consumidor e conseqüentemente na qualidade dos processos corporativos. Quem não gosta de ligar para uma empresa e não demorar a ser resolvido o seu problema sem passar por 4 pessoas? Já reparou que algumas empresas conseguem fazer do colaborador um defensor da marca da organização? O que dizer então de colaboradores que fazem carreira por anos em uma mesma empresa? Será que isso tudo é por acaso?
Para se conseguir tal sucesso organizacional, é necessário um trabalho extremamente competente e eficiente nos bastidores para dar todo este suporte, que vai desde a orientação do que se é ofertado ao mercado, passando pelo acompanhamento e gestão de carreiras/competências que envolvem diversas outras ações de RH, mas com uma forte participação da Comunicação Interna que fica responsável por disseminar de forma clara e coesa através dos ferramentais de comunicação o que se está na missão organizacional, quebrando assim o paradigma de que tratar de endomarketing é simplesmente lidar com entrega de brindes ou eventos internos.
Fonte: Por David Braga, in www.clubedomarketing.com
Este tipo de ação é interessante sim e não podemos descartá-la, entretanto, não é e jamais pode ser considerada uma ação isolada eficaz. É preciso ir muito mais além, quando se trata de endomarketing estratégico com foco organizacional baseado em resultados mensuráveis.
Assim como é estruturado um planejamento estratégico de Comunicação e Marketing que dará o norte à todas as ações que serão feitas ao longo do ano, é preciso também, ser efetivado um planejamento estratégico de endomarketing, alinhado às diretrizes de Recursos Humanos, bem como ao planejamento estratégico de Marketing.
Ao se ter políticas de RH muito bem definidas na organização e alinhadas às demais áreas corporativas, bem como apoiada sobre as ferramentas de comunicação interna, quer seja via house-organ, mural, vídeos internos, eventos internos, ou qualquer outro tipo de ação que vise este público, é importante lembrar que, as ações precisam ser complementares de forma a se obter um resultado mensurável quanto à satisfação interna, com o foco de se ter melhores resultados para o cliente, personagem este, que mantém o ciclo comercial em funcionamento.
Todo este trabalho em conjunto deve ser feito por gestão de campanhas, reflete diretamente no consumidor e conseqüentemente na qualidade dos processos corporativos. Quem não gosta de ligar para uma empresa e não demorar a ser resolvido o seu problema sem passar por 4 pessoas? Já reparou que algumas empresas conseguem fazer do colaborador um defensor da marca da organização? O que dizer então de colaboradores que fazem carreira por anos em uma mesma empresa? Será que isso tudo é por acaso?
Para se conseguir tal sucesso organizacional, é necessário um trabalho extremamente competente e eficiente nos bastidores para dar todo este suporte, que vai desde a orientação do que se é ofertado ao mercado, passando pelo acompanhamento e gestão de carreiras/competências que envolvem diversas outras ações de RH, mas com uma forte participação da Comunicação Interna que fica responsável por disseminar de forma clara e coesa através dos ferramentais de comunicação o que se está na missão organizacional, quebrando assim o paradigma de que tratar de endomarketing é simplesmente lidar com entrega de brindes ou eventos internos.
Fonte: Por David Braga, in www.clubedomarketing.com
Comentários
Gostaria de divulgar a realização da 5a. edição do treinamento sobre Endomarketing Estratégico, que o IIR promoverá em São Paulo, nos dias 15 e 16 de janeiro de 2009.
Os trabalhos deste curso serão conduzidos por Renato Avanzi, que é professor da pós-graduação e do MBA da ESPM. Ao longo dos dois dias do evento serão abordados aspectos do planejamento, criação, implementação e manutenção do processo, além de mensuração de resultados.
Quem tiver interesse em conhecer a programação completa do treinamento pode visitar o site www.informagroup.com.br/de03223 ou ligar para a Central de Atendimento, no telefone 11-3017-6808.