Pular para o conteúdo principal

Lidando com a complexidade de mercado

A indústria de serviços financeiros promove o encontro entre empresas e investidores. Contudo, com a abertura de um número maior de mercados estrangeiros, e com os investidores cada vez mais cientes de que podem obter uma troca melhor entre risco e retorno no exterior, os bancos globais estão começando a se parecer com uma Nações Unidas em miniatura, já que se vêem obrigados a atender às demandas das empresas e dos diferentes sistemas de gestão dos países. O desafio de administrar toda essa diversidade suscita, ao mesmo tempo, questões diversas sobre o papel da indústria de serviços financeiros. Em “Lidando com a complexidade em empresas globais” (Managing complexity in global organizations), livro recentemente publicado de Ulrich Steger, Wolfgang Amann e Martha Maznevski, o professor Arturo Bris analisa de que modo a indústria de serviços financeiros está se vendo compelida a se adaptar a um mundo cada vez mais complexo, e sugere cautela no que diz respeito à tendência atual de convergência.

A natureza da complexidade
Os serviços financeiros, já bastante dependentes de fatores macroeconômicos, estão igualmente sujeitos a uma estratégia própria de crescimento que tende a tomar a forma de aquisições internacionais cujo propósito é o de erigir empresas ainda maiores, ampliar seu alcance geográfico, atingir a conquistar clientes no mundo todo. Daí advém uma capacidade ainda maior de gestão de culturas e de troca de funcionários entre empresas. Acrescente-se a isso o papel das empresas de serviços financeiros na economia e o efeito da regulamentação financeira em graus diversos nos vários países, ajudando ou atrapalhando a empresa a agir. A complexidade é maior porque, à medida que os intermediários incorrem em riscos e os transferem de uma para outra empresa, a possibilidade de o fornecedor de fundos ou o credor sofrerem algum tipo de choque torna-se um risco para a empresa de serviços financeiros.

Limitando os riscos
A única maneira de as empresas de serviços financeiros sobreviverem em um mundo tão complexo consiste na padronização de suas atividades e procedimentos, o que resulta quase sempre em convergência — como se pode ver pelos vários sistemas e estratégias formulados com o objetivo de restringir as possibilidades de risco. Os acordos de Basiléia I e Basiléia II, por exemplo, estabelecem três procedimentos elaborados em comum acordo e que podem vir a ser adotados pelos bancos para limitar a extensão do risco do crédito. De igual modo, os bancos contam com três opções diferentes pra restringir o risco operacional: a Estratégia do Indicador Básico, a estratégia de padronização e a Estratégia de Mensuração Avançada (AMA, na sigla em inglês). Os sistemas internos desenvolvidos pelas empresas de serviços financeiros para o cálculo do capital de que necessitam são denominados de metodologias de capital econômico (CE) que, de acordo com as empresas, melhoram seu planejamento econômico, são úteis para a avaliação do seu desempenho e estabelecem limites de risco. Observa-se uma tendência importante de sintonia dos preços e da gestão do risco de crédito com o mercado, o que resulta no desenvolvimento dos mercados de derivativos os quais, por sua vez, têm mais estabilidade, tornando os preços mais transparentes e eficientes. Contudo, a complexidade cada vez maior das transações gerou uma necessidade de regulamentação financeira que possibilitasse a criação de novos tipos de procedimentos.

Tipos de regulamentação e seus possíveis perigos
Em um esforço para simplificar os trâmites das transações financeiras, estão sendo tomadas medidas que permitam a convergência para normas internacionais de boa governança que visam à proteção dos acionistas contra diretores preocupados com a obtenção de lucro próprio, e não da empresa. Contudo, a boa governança parte do pressuposto de que certos sistemas são melhores do que outros, sem levar em consideração as particularidades do país onde o sistema funciona bem. A situação na Venezuela, por exemplo, é muito diferente da que se observa no Reino Unido — que, de modo geral, possui um bom sistema em funcionamento. Portanto, é perigoso copiar pura e simplesmente o que funciona bem em um mercado e transportar para outro. Por exemplo, o princípio anglo-saxônico de maximização da geração de valor para o acionista como objetivo único do diretor peca por não levar em conta os funcionários da empresa, ao passo que a estratégia japonesa e alemã, em que o trabalhador participa da gestão da empresa, produz efetivamente resultados de longo prazo e de melhor qualidade. Em segundo lugar, nos mercados anglo-saxônicos, a propriedade da empresa é mais fragmentada se comparada, por exemplo, com o sistema espanhol ou venezuelano, onde os conflitos de interesses resultantes não se dão entre diretores e acionistas, e sim entre acionistas majoritários e minoritários. As novas regulamentações ignoram essa característica dos mercados financeiros.

Reduzindo a incerteza e a complexidade dos mercados
Como a sustentabilidade da empresa é extremamente importante para as empresas de serviços financeiros, o tema tornou-se um dos principais critérios para a seleção de projetos, e sofre também influência do processo de convergência. Esses padrões de sustentabilidade acarretam também algumas implicações para a indústria de serviços financeiros como, por exemplo, decidir quem obterá financiamento. Com a adoção de tais princípios em âmbito global, as empresas de serviços financeiros acabam aplicando as mesmas políticas. Essas empresas enfrentam agora questões relativas à tributação da natureza dos seus objetivos — quer seja a maximização dos lucros, aumento de receitas ou de tamanho, maximização da satisfação do cliente, quer se trate ainda do retorno sobre ações. Como conseqüência, a alta gerência está cada vez mais preocupada com seus Principais Indicadores de Desempenho (KPI, na sigla em inglês). Estes, introduzidos de cima para baixo, porém aplicados no sentido inverso, reduzem a complexidade dentro da empresa ao padronizar a atividade corporativa e se concentrar nas informações mais importantes e nas atividades mais pertinentes. As definições de KPI estão entre as melhores estratégias adotadas pelas empresas de serviços financeiros em seu esforço para reduzir a complexidade, ajudar tanto investidores quanto empregados, contribuindo ao mesmo tempo para uma concorrência mais eficaz entre as empresas. Além disso, a convergência de KPIs reduz as incertezas dos mercados e a complexidade da indústria.

Embora a convergência ajude, de fato, a limitar a complexidade, ela não ocorre sem algum impacto, e as implicações mais amplas disso devem ser levadas em conta.


Fonte: Por Arturo Bris, in epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç