O mercado de alimentos à base de soja cresce a olhos vistos e a cada dia aumenta o número de produtos nas gôndolas dos supermercados. São barras de cereais, matinais, bebidas, iogurtes, vitaminas, achocolatados, chocolate em barra e em pó, sucos em pó, cremes, enfim uma diversidade de produtos que começou a chamar a tenção de grandes companhias como Nestlé e Batavo, que apostam firme nesse segmento.
Atrativos não faltam, segundo o instituto AC Nielsen. No ano passado, o mercado de produtos à base de soja movimentou um total de R$ 480 milhões e registrou um crescimento de 215% nos últimos quatro anos. De 2006 para 2007, os dados revelam um crescimento de 41% em volume e 53% em valor. E ainda, segundo o instituto, a perspectiva é que esse seja um mercado de R$ 4 bilhões em 2020. Mas o setor não é só números. Há também uma legião de consumidores que adotaram a soja no cardápio.
"Ainda não se sabe o efeito do grande consumo de soja no organismo", comenta a chefe da disciplina de nutrição do departamento de medicina preventiva da Unifesp, Dra. Anita Sachs. "Mas, o consumo de até 30 gramas de soja por dia pode atuar como uma prevenção a doenças cardíacas e também como oxidante", completa.
Além disso, os produtos à base de soja são consumidos por quem possui intolerância à lactose, proteína existente no leite, e que é muito mais comum do que se imagina. Presente nesse mercado desde 1955, a Olvebra dedica 100% de sua fabricação a produtos à base de soja. "A companhia, inclusive, produz o extrato de soja, principal matéria-prima utilizada na fabricação dos alimentos", comenta a gerente de marketing da empresa, Margarete Scherer. A empresa é a responsável, por exemplo, pelo doce de soja. Trata-se de um "doce de leite" feito à base de soja e que pode ser utilizado em receitas ou ser consumido puro.
"Hoje, as pessoas buscam uma qualidade de vida melhor e a alimentação faz parte dessa busca", completa Margarete, lembrando que os produtos com soja não têm colesterol nem gordura trans. No total, a Olvebra possui mais de 70 produtos em linha, incluindo aí, uma linha diet, como o chocolate em barra. "Para 2008, um dos lançamentos será o ovo de páscoa de chocolate diet", conta Margarete.
Tem até chocolate
Já para este mês, chega ao mercado as barras de chocolates à base de soja, tradicional e diet, com 1,5kg, voltada para o mercado de confeitaria. "O chocolate à base de soja pode ser trabalhado como o chocolate ao leite, para se fazer bolos, doces, trufas e ovos de Páscoa", conta a executiva. Somente para o mercado do Rio Grande do Sul, a companhia apresenta o sorvete Soymilke Napolitano, em edição limitada.
Entre as grandes, a Batavo (Batávia) mantém uma linha, a Naturis, que inclui bebida à base de soja (conhecida como "leite" de soja, mas soja não dá leite, por isso esse tipo de produto, também oferecido por inúmeras outras marcas, não pode ser chamado de leite), também na versão light, além de iogurtes, sucos, cremes e uma sobremesa de chocolate. "Internamente, a linha de produtos de soja cresceu 15% de janeiro a agosto deste ano", revela a gerente-executiva de marketing da Batavo, Regina Boschini.
A executiva conta que a tendência é de crescimento para a linha Naturis e anuncia o lançamento de dez sabores de sucos para o próximo trimestre. A Batavo ocupa hoje o segundo lugar em vendas no mercado de bebidas à base de soja com uma participação de 14%, em volume, segundo dados AC Nielsen. Esse segmento específico registrou um crescimento de 27% quando se compara os meses de janeiro a maio deste ano com o mesmo período do ano passado.
Liderança no segmento
A liderança do segmento fica para a marca Ades (Unilever), que detém 71% de participação, em volume, no mercado de bebidas à base de soja. "Essa é uma categoria que chegou a crescer 50% em um ano", comenta a gerente de marketing de Ades, Tatiana de Lucca.
A Unilever investiu este ano R$ 15 milhões na marca, ampliando a linha original com o lançamento dos sabores Vitamina de Banana e Shake de Morango, que chegaram ao mercado como edição limitada, mas que seguirão em linha definitivamente. "Estamos estudando, inclusive, a possibilidade de lançar a versão light desses sabores", revela a executiva.
Outra novidade fica para o segmento de sucos, que terá três novos sabores para o Verão, sendo que um deles, o Frutas Tropicais, com versão light. "É a primeira vez que lançamos uma versão light para um sabor de edição limitada", conta Tatiana.
Linha de pratos prontos
Mas os produtos com soja não se limitam às bebidas. Nas geladeiras dos supermercados, o consumidor encontra também uma linha de pratos prontos congelados da Sadia feita à base de soja. "A estratégia da empresa foi estabelecida no desenvolvimento de alimentos saborosos e de conveniência com o objetivo de promover e facilitar o consumo do grão de soja. E por que a soja? A justificativa encontra-se em inúmeras e recentes pesquisas científicas que comprovam que a soja é um dos ativos que mais agrega valor para a alimentação porque possui propriedades que auxiliam na prevenção de doenças crônico-degenerativas e, particularmente, para as mulheres, no alívio dos sintomas da menopausa", comenta a gerente de marketing da Sadia que está respondendo interinamente pela diretoria de marketing, Fernanda Oruê. A linha Sadia Vita Soja é composta por Hambúrguer de Soja, Pratos Prontos (lasanha e ravióli de queijo a bolonhesa) e Empanados.
Outra empresa que aposta nesse segmento é a Nestlé, que lançou este ano a linha Sollys, com investimento de R$ 50 milhões. É composta por uma série de produtos, como barras de cereal, chocolate em barra e bebidas.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
Atrativos não faltam, segundo o instituto AC Nielsen. No ano passado, o mercado de produtos à base de soja movimentou um total de R$ 480 milhões e registrou um crescimento de 215% nos últimos quatro anos. De 2006 para 2007, os dados revelam um crescimento de 41% em volume e 53% em valor. E ainda, segundo o instituto, a perspectiva é que esse seja um mercado de R$ 4 bilhões em 2020. Mas o setor não é só números. Há também uma legião de consumidores que adotaram a soja no cardápio.
"Ainda não se sabe o efeito do grande consumo de soja no organismo", comenta a chefe da disciplina de nutrição do departamento de medicina preventiva da Unifesp, Dra. Anita Sachs. "Mas, o consumo de até 30 gramas de soja por dia pode atuar como uma prevenção a doenças cardíacas e também como oxidante", completa.
Além disso, os produtos à base de soja são consumidos por quem possui intolerância à lactose, proteína existente no leite, e que é muito mais comum do que se imagina. Presente nesse mercado desde 1955, a Olvebra dedica 100% de sua fabricação a produtos à base de soja. "A companhia, inclusive, produz o extrato de soja, principal matéria-prima utilizada na fabricação dos alimentos", comenta a gerente de marketing da empresa, Margarete Scherer. A empresa é a responsável, por exemplo, pelo doce de soja. Trata-se de um "doce de leite" feito à base de soja e que pode ser utilizado em receitas ou ser consumido puro.
"Hoje, as pessoas buscam uma qualidade de vida melhor e a alimentação faz parte dessa busca", completa Margarete, lembrando que os produtos com soja não têm colesterol nem gordura trans. No total, a Olvebra possui mais de 70 produtos em linha, incluindo aí, uma linha diet, como o chocolate em barra. "Para 2008, um dos lançamentos será o ovo de páscoa de chocolate diet", conta Margarete.
Tem até chocolate
Já para este mês, chega ao mercado as barras de chocolates à base de soja, tradicional e diet, com 1,5kg, voltada para o mercado de confeitaria. "O chocolate à base de soja pode ser trabalhado como o chocolate ao leite, para se fazer bolos, doces, trufas e ovos de Páscoa", conta a executiva. Somente para o mercado do Rio Grande do Sul, a companhia apresenta o sorvete Soymilke Napolitano, em edição limitada.
Entre as grandes, a Batavo (Batávia) mantém uma linha, a Naturis, que inclui bebida à base de soja (conhecida como "leite" de soja, mas soja não dá leite, por isso esse tipo de produto, também oferecido por inúmeras outras marcas, não pode ser chamado de leite), também na versão light, além de iogurtes, sucos, cremes e uma sobremesa de chocolate. "Internamente, a linha de produtos de soja cresceu 15% de janeiro a agosto deste ano", revela a gerente-executiva de marketing da Batavo, Regina Boschini.
A executiva conta que a tendência é de crescimento para a linha Naturis e anuncia o lançamento de dez sabores de sucos para o próximo trimestre. A Batavo ocupa hoje o segundo lugar em vendas no mercado de bebidas à base de soja com uma participação de 14%, em volume, segundo dados AC Nielsen. Esse segmento específico registrou um crescimento de 27% quando se compara os meses de janeiro a maio deste ano com o mesmo período do ano passado.
Liderança no segmento
A liderança do segmento fica para a marca Ades (Unilever), que detém 71% de participação, em volume, no mercado de bebidas à base de soja. "Essa é uma categoria que chegou a crescer 50% em um ano", comenta a gerente de marketing de Ades, Tatiana de Lucca.
A Unilever investiu este ano R$ 15 milhões na marca, ampliando a linha original com o lançamento dos sabores Vitamina de Banana e Shake de Morango, que chegaram ao mercado como edição limitada, mas que seguirão em linha definitivamente. "Estamos estudando, inclusive, a possibilidade de lançar a versão light desses sabores", revela a executiva.
Outra novidade fica para o segmento de sucos, que terá três novos sabores para o Verão, sendo que um deles, o Frutas Tropicais, com versão light. "É a primeira vez que lançamos uma versão light para um sabor de edição limitada", conta Tatiana.
Linha de pratos prontos
Mas os produtos com soja não se limitam às bebidas. Nas geladeiras dos supermercados, o consumidor encontra também uma linha de pratos prontos congelados da Sadia feita à base de soja. "A estratégia da empresa foi estabelecida no desenvolvimento de alimentos saborosos e de conveniência com o objetivo de promover e facilitar o consumo do grão de soja. E por que a soja? A justificativa encontra-se em inúmeras e recentes pesquisas científicas que comprovam que a soja é um dos ativos que mais agrega valor para a alimentação porque possui propriedades que auxiliam na prevenção de doenças crônico-degenerativas e, particularmente, para as mulheres, no alívio dos sintomas da menopausa", comenta a gerente de marketing da Sadia que está respondendo interinamente pela diretoria de marketing, Fernanda Oruê. A linha Sadia Vita Soja é composta por Hambúrguer de Soja, Pratos Prontos (lasanha e ravióli de queijo a bolonhesa) e Empanados.
Outra empresa que aposta nesse segmento é a Nestlé, que lançou este ano a linha Sollys, com investimento de R$ 50 milhões. É composta por uma série de produtos, como barras de cereal, chocolate em barra e bebidas.
Fonte: Por Sheila Horvath, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 6
Comentários
Só um detalhe: Lactose é o açúcar do Leite. As proteínas do leite são as caseínas e lactoglobulinas entre outras em menores quantidades.
Todas as moléculas terminadas em "ose" são açúcares: frutose, glicose, sacarose, galatulose e lactose.