Pular para o conteúdo principal

Do produto ao processo de negócio

A idéia de se deslocar a preocupação gerencial, antes focada na "função produto", para a "função processo", surgiu em ambiente industrial, quatro décadas atrás, quando a gestão da qualidade fixou-se definitivamente em processos certificados. Surgiram aí conceitos como TQC (Total Quality Control), e várias normas de processo até hoje vigentes como é o caso da ISO.

A generalização deste modelo consistiria em caminhar do processo industrial para o chamado "processo de negócio" (ou BP - Business Process). Processo este que, só ao final do Século XX, encontraria suas formulações mais maduras, por conta do surgimento do BI (Business Intelligence) e de outras formas de integração do negócio.

Hoje, o dado curioso é que, após absorver tanta tecnologia e integração, poucas são as companhias que estão de fato preparadas para o gerenciamento de processos de negócios (BPM). O mais comum é encontrar corporações organizadas em função de aspectos apenas parciais do business, como variáveis de finanças, vendas, centros de custos etc.

São poucas as grandes e médias empresas que já fizeram, por exemplo, o dever de casa básico para a adoção do BP, que é a documentação completa dos processos e a descrição detalhada de suas funções de negócio.

Mas como mapear estes processos de maneira uniforme, visando sua introdução num cockpit único? Como automatizar um conjunto cada vez mais complexo e heterogêneo de variáveis de gestão?

Até mesmo em grandes bancos, onde a alta tecnologia é commodity, ainda é comum que um cliente seja tratado de uma forma específica pelo processo "cartão de crédito" e receba outra abordagem pelos processos "seguro", "contra corrente", "poupança" e assim por diante.

Mais que uma resposta eficiente contra esta fragmentação, o conceito de web services (todos os serviços gerencias confluindo na interface web) tem a virtude de encapsular todas as ações de tecnologia e de negócio numa esteira de produção unificada, o que é uma pré-condição para o monitoramento e a descrição dos processos.

Por sua vez, ao desenvolver a entrega de todas as funções de negócios em uma estrutura unificada de serviços, a arquitetura SOA dá o passo definitivo para a abordagem "holística" deste cliente bancário, utilizado no exemplo acima, abrindo importante precedente para a eliminação do retrabalho e para o ganho geral de performance.

Através da implementação de BAM – Business Activity Monitoring – as novas ferramentas, destinadas à governança avançada de TI, podem acompanhar, de forma on-line, as diversas transações existentes ao longo das cadeias de web services e desenvolver as estatísticas necessárias para a correta descrição dos processos e sua implicação na performance final.

Aclamação do processo – Uma vez isolados, descritos e conhecidos em seu impacto, os processos passam a ser entendidos e modelados segundo estratégias previamente testadas, através de simulação. E sua implementação passa a representar uma verdadeira redefinição dos métodos de gestão do negócio, ainda que pouco ou nada seja produzido de mudança "real" na forma de operar da empresa.

Em outras palavras, a aquisição do BPM não significa necessariamente uma revolução, ou inovação de grande significado. Seu maior impacto está, na verdade, em promover, definitivamente, a aclamação do processo como função de negócio superior para a geração de valor corporativo.

Pode-se acrescentar, por fim, que sem gerenciamento de processos não há como pensar em SOA, e que a implementação de web services se constitui num enorme facilitador para a promoção da visibilidade dos processos que são entregues através desse modelo.

Para os desenvolvedores de aplicações de negócios, a oportunidade que se abre é a de levar às empresas uma base tecnológica que seja capaz de absorver o inventário das aplicações existentes e aplicar, neste contexto, os passos de unificação já mencionados.

Significa reafirmar que os novos avanços em gestão de TI não implicarão em grandes substituições de tecnologias e sistemas; e sim, implicarão no correto equacionamento do parque tecnológico existente, com o apoio de plataformas de integração e desenvolvimento capazes capturar as funções de "processo de negócio" que hoje estão imersas em minúsculos fragmentos, ou em enormes monólitos de inteligência de TI.

Cabe aos líderes do setor de software de base propiciar a estes desenvolvedores o ferramental necessário para a travessia desta ponte, que vai da função de TI para a função de negócio.


Fonte: Por Luiz Cláudio Menezes, in Portal HSM On-line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç