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Produtividade dos funcionários melhora se a liderança tiver uma visão positiva do negócio

O otimismo é um atributo mais admirado do que o pessimismo. As pessoas que vêem as coisas pelo seu lado positivo são, geralmente, mais estimadas do que as que enxergam apenas o aspecto negativo. Sucede que o mundo dos negócios criou uma escala própria de valores na qual os últimos têm primazia sobre os primeiros. Os profissionais pessimistas são vistos como mais realistas e racionais, qualidades importantes quando há dinheiro em jogo. É mais um estereótipo.

Um estudo publicado no Gallup Management Journal, periódico do instituto de pesquisas, revela a injustiça dessa avaliação. O otimismo de um chefe aumenta a produtividade de uma equipe, constatou o levantamento, que acompanhou a realização de projetos na área de tecnologia que envolveram mais de uma centena de profissionais. A influência do otimismo sobre o desempenho dos funcionários não é direta, diz o estudo. Os líderes que têm essa qualidade são geralmente mais dedicados a seu trabalho do que os pessimistas. Esse comportamento acaba, por sua vez, aumentando o engajamento do restante da equipe.

"O otimismo é uma qualidade essencial de um líder. Sem ele, não há como reunir esforços para cumprir os objetivos da empresa", diz Margaret Greenberg, autora do estudo e presidente da consultoria Greenberg. Os benefícios não se esgotam aí, afirma. "Outras pesquisas concluíram que os otimistas são mais bem-sucedidos, saudáveis e felizes", diz. O que, no final, também se traduz em produtividade e lucro.

A boa notícia aos pessimistas é que o otimismo pode ser adquirido. Mesmo os que estão de mal com a vida podem aprender a parar, pensar e levantar argumentos que se contraponham às próprias visões negativas. Uma resposta construtiva ajuda, por sua vez, a estimular o sentimento positivo nos outros. Em vez de "boa idéia", sugere Greenberg, pode se escolher um "uau, que boa idéia!"


Fonte: epocanegocios.globo.com

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