Credibilidade, respeito, dignidade e moral são adjetivos importantes que devem ser buscados a todo o momento, qualquer pessoa que almeja sucesso gostaria de ser reconhecida por esses epítetos no decorrer de sua vida.
O amálgama de todos ou parte desses adjetivos resulta em uma reputação positiva, e essa reputação muitas vezes é um dos responsáveis por alavancar carreiras. Logicamente que para obter boa reputação é preciso cumprir suas funções corretamente dentro da organização, e é justamente na arte de executar o ofício designado que reside o cerne da questão credibilidade.
É no dia a dia, na rotina, no desenvolvimento do serviço que podemos demonstrar quem somos, como somos, como reagimos e como procedemos diante de determinado cenário. As nossas ações e reações geram reflexos, e esses reflexos são entendidos individualmente, ou seja, cada pessoa envolvida no processo pode fazer uma leitura diferente de cada atitude que tomamos.
Quando você se depara com uma situação de pressão, como reage? Quando é questionado, qual sua atitude? Quando desconfiam de você, o que faz? Quando lhe solicitam algo, é prestativo? Procura atender com boa vontade todos aqueles que estão à sua volta, independentemente de nível hierárquico? Você admite erros?
Essas perguntas necessitam ser feitas a si mesmo, pois, é a atitude frente a questões como essas, que irão transmitir dados para seus companheiros corporativos, e com base nesses dados você será “julgado”, e muitas vezes, sem que perceba ou saiba, já poderá estar condenado na organização.
Seguem alguns exemplos:
• Se você não aceita ser questionado, e resolve as coisas no “grito”, na lei da selva, certamente será chamado de ignorante, e com isso ninguém mais ousará discutir assuntos com você, mas em compensação ninguém lhe procurará também, irão optar por seu superior, ou um par seu;
• Se frequentemente quando um surge um novo projeto, uma nova atribuição, ou um simples “pepino” para resolver, você tem o hábito de ficar quieto no seu canto esperando que alguém se candidate a tal proeza, então será acusado de não querer colaborar, de egoísta, e aos poucos não participará de mais nada, e ficará reduzido apenas ao serviço rotineiro, até que o mesmo um dia acabe, e juntamente com ele seu ciclo na organização;
• Se não admite os próprios erros, e sempre que possível os atribui a outras pessoas, passará a ser chamado de mau caráter, e com isso não terá ninguém a sua volta no momento que precisar, pois, ninguém quer ficar ao lado de uma pessoa que tem por hábito acusar o próximo.
Tanto os exemplos citados, como diversos outros acontecimentos no cotidiano de uma organização, contribuem para a formação de sua personalidade, portanto, é necessário tomar precaução, pois, da mesma maneira como você pode vir a ser repudiado, se souber conduzir o processo e for o mais sincero e transparente possível, poderá desfrutar de respeito, admiração, e as chances de ascender profissionalmente serão maiores.
A credibilidade abre muitas portas, inclusive aquelas que por vezes o dinheiro não pode comprar, a credibilidade é um facilitador de negócios, estreita relacionamentos e alarga a confiança.
Por fim, a credibilidade traz resultados a curto, médio e longo prazo, facilita o presente, endossa o passado, além de deixar um belo legado para quando sua ausência reinar no meio onde a semeou.
Fonte: Por Fábio Garcia Sant' Ana, in www.administradores.com.br
O amálgama de todos ou parte desses adjetivos resulta em uma reputação positiva, e essa reputação muitas vezes é um dos responsáveis por alavancar carreiras. Logicamente que para obter boa reputação é preciso cumprir suas funções corretamente dentro da organização, e é justamente na arte de executar o ofício designado que reside o cerne da questão credibilidade.
É no dia a dia, na rotina, no desenvolvimento do serviço que podemos demonstrar quem somos, como somos, como reagimos e como procedemos diante de determinado cenário. As nossas ações e reações geram reflexos, e esses reflexos são entendidos individualmente, ou seja, cada pessoa envolvida no processo pode fazer uma leitura diferente de cada atitude que tomamos.
Quando você se depara com uma situação de pressão, como reage? Quando é questionado, qual sua atitude? Quando desconfiam de você, o que faz? Quando lhe solicitam algo, é prestativo? Procura atender com boa vontade todos aqueles que estão à sua volta, independentemente de nível hierárquico? Você admite erros?
Essas perguntas necessitam ser feitas a si mesmo, pois, é a atitude frente a questões como essas, que irão transmitir dados para seus companheiros corporativos, e com base nesses dados você será “julgado”, e muitas vezes, sem que perceba ou saiba, já poderá estar condenado na organização.
Seguem alguns exemplos:
• Se você não aceita ser questionado, e resolve as coisas no “grito”, na lei da selva, certamente será chamado de ignorante, e com isso ninguém mais ousará discutir assuntos com você, mas em compensação ninguém lhe procurará também, irão optar por seu superior, ou um par seu;
• Se frequentemente quando um surge um novo projeto, uma nova atribuição, ou um simples “pepino” para resolver, você tem o hábito de ficar quieto no seu canto esperando que alguém se candidate a tal proeza, então será acusado de não querer colaborar, de egoísta, e aos poucos não participará de mais nada, e ficará reduzido apenas ao serviço rotineiro, até que o mesmo um dia acabe, e juntamente com ele seu ciclo na organização;
• Se não admite os próprios erros, e sempre que possível os atribui a outras pessoas, passará a ser chamado de mau caráter, e com isso não terá ninguém a sua volta no momento que precisar, pois, ninguém quer ficar ao lado de uma pessoa que tem por hábito acusar o próximo.
Tanto os exemplos citados, como diversos outros acontecimentos no cotidiano de uma organização, contribuem para a formação de sua personalidade, portanto, é necessário tomar precaução, pois, da mesma maneira como você pode vir a ser repudiado, se souber conduzir o processo e for o mais sincero e transparente possível, poderá desfrutar de respeito, admiração, e as chances de ascender profissionalmente serão maiores.
A credibilidade abre muitas portas, inclusive aquelas que por vezes o dinheiro não pode comprar, a credibilidade é um facilitador de negócios, estreita relacionamentos e alarga a confiança.
Por fim, a credibilidade traz resultados a curto, médio e longo prazo, facilita o presente, endossa o passado, além de deixar um belo legado para quando sua ausência reinar no meio onde a semeou.
Fonte: Por Fábio Garcia Sant' Ana, in www.administradores.com.br
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