Pular para o conteúdo principal

Empresas devem antecipar problemas para prosperar

Não é fácil comandar empresas de tecnologia em suas primeiras etapas (as chamadas start-ups). Contudo, embora exijam um volume enorme de capital e de tempo, o retorno, de modo geral, e o retorno sobre o investimento feito (ROI), em particular, são igualmente impressionantes. Em um livro a ser lançado em breve, Cultivo de empreendimentos de base científica: perspectiva de caso internacional (Nurturing sicence-based ventures: an international case perspective), os professores Leleux e Seifert sintetizam os resultados de sua pesquisa sobre os desafios de gestão encontrados nos estágios iniciais das empresas de tecnologia.

Com mais de 30 estudos de caso originais, o livro trata dos prós e dos contras do desenvolvimento de novos negócios com análises em profundidade de problemas comuns, ensinando a antecipá-los e a tirar proveito deles. O público-alvo é formado, entre outros, por futuros empreendedores, companhias que desejam terceirizar atividades para as novas empresas e empresas de maior porte que queiram melhorar seu segmento de “inovação aberta” [ou open innovation, em que a empresa recorre a inovações de outras companhias em vez de limitar seu repertório exclusivamente à sua pesquisa particular]. Segue abaixo o resumo recente de uma exposição do assunto feita na internet, com patrocínio do IMD, em que os autores sintetizam os principais pontos de aprendizagem observados.

De acordo com Seifert e Leleux: “Empresas novatas são traiçoeiras. Contudo, há muita coisa que pode ser antecipada. Quem souber o que fazer nos estágios iniciais do processo pode se livrar de muitas dores de cabeça no futuro.”

Não oficialize o negócio imediatamente
Em primeiro lugar, é importante saber que há muito trabalho a ser feito antes de abrir oficialmente uma empresa. Uma boa dica é investir de três a seis meses antes de partir para o lado administrativo do negócio, isto é, para sua estruturação formal. Deve-se gastar mais tempo com a etapa de estruturação das relações: relações com parceiros e com possíveis clientes, de tal modo que o empreendedor tenha pleno conhecimento do seu futuro mercado.

Conheça seus clientes
Passe o tempo que for preciso com sua clientela. Descubra quais são as perspectivas do seu negócio, compare as opções disponíveis, e cuidado para não confundir uma primeira demonstração de interesse de um cliente com sua disposição em assinar um pedido de compra. Comece a divulgar sua empresa para que ela se torne conhecida, tente avaliar o interesse pelo seu produto no mercado, procure entender melhor as necessidades do seu público. Mas, atenção: todos estarão dispostos a ouvi-lo, muitas vezes só para extrair informações de você!

Empolgação sem confusão
Depois de despertar o interesse e o entusiasmo dos clientes, é preciso distinguir entre possíveis clientes e clientes que se contentam apenas em “olhar” sua vitrine. Cobre, desde o início, por seu tempo e pelo seu esforço. Com essa atitude, você passa um sinal de seriedade e deixa claro que sua empresa merece respeito.

No momento em que você tiver um bom entendimento dos mercados em que atuará, será preciso transpor o hiato existente entre o conhecimento tecnológico e o desenvolvimento e a comercialização dos resultados de sua pesquisa. Para isso, é necessário trabalhar com uma mentalidade específica. Todo empreendedor deveria se preocupar em desenvolver seus conhecimentos comerciais e, ao mesmo tempo, transmitir credibilidade quanto aos aspectos técnicos do seu produto.

Embora a rapidez seja fundamental para as novas empresas de tecnologia, não queime etapas achando que as oportunidades são passageiras. Na fase de estruturação do protótipo da empresa, você aprenderá muita coisa com seus clientes — o que, em última análise, pode acabar acelerando sua entrada no mercado.

Não meça esforços para dar à sua empresa uma estrutura comercial sólida. Será preciso montar uma estrutura interna de vendas, que será também uma fonte imensa de aprendizagem. Por fim, você precisará também de gente com muita experiência em vendas. Contudo, esteja atento para o melhor momento de fazê-lo, preocupe-se com sua integração e com o que é preciso para que sejam bem-sucedidas em suas atividades.

Prepare-se para golpes duros
O maior problema das empresas costuma ser o capital de giro. Embora muitas companhias emergentes saibam quais serão suas necessidades normais de capital de giro, elas muitas vezes desprezam o fato de que, no início, nada é normal. É preciso entender de que maneira o cliente vê a empresa e de que modo ele pretende se relacionar com ela.

Não se equivoque também em relação ao tempo do ciclo de adoção [do seu produto]. O que sua empresa oferece insere-se em um âmbito maior de outras possibilidades oferecidas a seus clientes. Para eles, o preço de uma escolha mal feita pode ser centenas de vezes maior do que o custo incorrido com a adoção da tecnologia da sua empresa. Portanto, não pense que eles estejam com pressa. Eles não estão.

A disponibilidade de recursos é uma questão crítica para o sucesso de qualquer nova empresa de tecnologia. Portanto, trabalhe com contratos de desenvolvimento com parcelas pontuais de pagamento. Pode-se até mesmo cobrar um primeiro pagamento adiantado se sua empresa realmente agregar valor imediato ao cliente. Não abra mão de nenhuma licença enquanto elas não estiverem bastante sólidas. Dificilmente elas darão algum retorno na fase inicial de operação da empresa.

Descubra meios que permitam passar uma imagem mais interessante da companhia, para que ela cresça em credibilidade. Pode-se fazê-lo por meio de parceiros comerciais, investidores que foram atraídos para o seu negócio, pela composição e participação do conselho administrativo da empresa. Isso diz muito sobre o seu profissionalismo. É preciso que sua clientela veja que você tem como se sustentar.

Relacionamentos: um ponto crítico
A gestão dos relacionamentos é de importância fundamental. Um primeiro erro muito comum é acreditar que as empresas estabelecidas estejam afoitas para adotar sua tecnologia só porque é nova. Nada poderia estar mais longe da realidade: o “novo” não é vantagem, é desvantagem em se tratando da adoção [de um outro produto].

Zele pelo seu relacionamento com o cliente. Se você não for capaz de mostrar a ele que sua empresa continuará firme no mercado nos próximos três anos para dar assistência ao seu produto, simplesmente não há razão alguma pra que ele queira fazer negócios com você.

Trate aqueles que fundaram a empresa com você com igual respeito. Um problema muito comum é o da “síndrome da igualdade”, isto é, o igual compartilhamento das ações do novo empreendimento por todos os seus criadores. Igual não significa que seja justo: se as ações estiverem distribuídas em igual montante, porém o empenho dos envolvidos for diferente, haverá atritos. A questão do relacionamento interno deve ser resolvida imediatamente.

Por fim, é preciso refletir também sobre a questão relativa ao equilíbrio entre vida e trabalho. Toda empresa em fase inicial consome, literalmente, os envolvidos em sua sustentabilidade. Manter a perspectiva talvez seja mais importante do que estender o expediente até altas horas da noite.

O crescimento pode ser solução, e não problema. A escalada das atividades e o empenho necessário para sua consecução podem conduzir a uma situação de custo-benefício ou a uma eficácia maior dos processos da empresa. Esteja preparado para mudar, talvez o mercado mude com você. Seja ambicioso, porque — é bom frisar novamente — o crescimento e o tamanho de sua empresa podem ser componentes fundamentais para sua competitividade.


Fonte: Benoît Leleux e Ralf Seifert, in epocanegocios.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç