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A inovação através do Marketing Jurídico

O mercado jurídico está em franca expansão. Esse reaquecimento se deve a alguns fatores importantes, como o licenciamento ambiental, o novo Código Civil de 2002, o desempenho das exportações e na atuação expressiva do Brasil perante a OMC e a criação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990. A tendência é que esse aumento prossiga ainda mais nos próximos anos.

No Brasil, conforme o Ministério da Educação, existem 1.004 cursos de Direito em funcionamento. Na OAB, cerca de 570 mil advogados estão inscritos e há 21 mil sociedades de advogados, segundo o Cadastro Nacional das Sociedades de Advogados. Portanto, a concorrência tornou-se mais acirrada, o que aumentou gradativamente a abertura de novas sociedades, provenientes de cisões de Mega Bancas e novos entrantes.

O escritório deixou de ser uma sociedade para virar empresa. Gestões empresariais, tecnologia, plano de carreira foram algumas das ações incluídas nos pacotes de sobrevivência no mercado. Em 2000, foi criado o Provimento 94/2000, o regulamento que rege as atividades da publicidade nos escritórios. Alguns apoiaram, outros não. Foram registradas críticas sobre o engessamento da norma e a falta de práticas mais comerciais.

No entanto, os profissionais de Marketing demonstram resultados excelentes, com a atuação na estratégia de fusões de escritórios, nas estratégias one to one, nas estratégias de relacionamento, na criação de palestras, na otimização de sites e em estratégias de parceria. Esse conjunto de ações prova para o mercado os valores e os diferenciais de cada escritório.

Atualmente, os serviços são commodities. O diferencial está no processo de execução. Profissionais motivados, planos de carreira e incentivos à produção são velhas ações para o mundo do marketing, mas ainda é uma prática nova para a advocacia. A Legal Marketing Association notifica que, entre 50 bancas brasileiras pesquisadas, apenas 52% adotam formalmente um plano de marketing para crescer diante de um mercado competitivo e 36% delas avaliam os resultados de suas ações de marketing.

A assessoria de imprensa e o Marketing Digital são ações de baixo investimento e alto nível de retorno em captação de cliente. A ação, feita de forma institucional, pela Mesquita Pereira aumentou a visibilidade da marca em mais de 200% no mercado. Por meio dessas ferramentas, com o trabalho de otimização do site e utilização do banner em um site de alta circulação, a Mesquita Pereira obteve, em menos de um mês, 850 mil pager views, 450 cadastros e 25 ligações.

No segmento jurídico, o turn-over em pequenas ações é excelente. Quando os escritórios de advocacia começarem a realizar estratégias mais complexas, teremos grandes cases de sucessos, que poderão até mesmo inovar as ações do Marketing no Brasil. O Marketing Jurídico tem apenas sete anos, mas possui responsabilidade de gente grande.


Fonte: Por Ricardo Di Blazi, in www.mundodomarketing.com.br

Comentários

Anônimo disse…
Acabamos de utilizar esse ótimo texto na, aula de filosofia aplicada ao Direito, na Faculdade de Imperatriz em Imperatriz no Maranhão. No momento está acontecendo um seminário no curso de administração e uma palestra sobre marketing, a qual todos vamos assistir mais esclarecidos sobre o assunto.

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