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Ética, código de valores, Relações Públicas e desenvolvimento organizacional

Vamos explicar, em primeiro lugar, como os conceitos dos termos relacionados no título se fundem para criar uma ferramenta que leva ao contínuo desenvolvimento das organizações.

Ética significa para as organizações formas de comportamento cada vez mais exigidas pelas sociedades, nas quais interagem, para viabilizarem relações de negócios sadias.

A ética objetiva a realização da pessoa em todos os ambientes nos quais interage através dos seus valores. Os preceitos éticos são valores a serem preservados por pessoas ou organizações. Portanto, falar em Código de Ética e Códigos de Valores poderia significar a mesma coisa se não fosse a imagem que se fixou na mente das pessoas sobre a palavra ética e valores, conforme procuramos demonstrar abaixo:

Ética = sanções, punições. Valores = prosperidade, desenvolvimento.

Os Códigos de Ética das organizações em geral são continuamente citados, principalmente no que diz respeito às sanções que prevêem. Funcionam muito como válvulas de escape para dar cobertura às decisões da administração no que diz respeito aos subordinados que desobedeceram às normas, regras e ao próprio código.

As organizações e seus colaboradores precisam de um Código de Ética para dirigir os seus atos, ou mais de valores que possam ter significados mais motivadores e energizadores?

Valores estão diretamente ligados a organização como um todo, sem restrições com relação a este ou aquele nível. Toda a organização tem seus valores que são utilizados no dia a dia por todos seus funcionários. Eles podem não estar formalizados. Eles estão presentes na cultura da organização.

Nesta ferramenta de administração que estamos apresentando começamos com a formalização do Código de Valores da organização. Ela vai desembocar nas técnicas de Relações Públicas uma vez que essa formalização deve considerar toda a cultura de relacionamento da organização com os públicos que com ela interagem. Sendo assim, formalizado os valores eles se constituem em bases do Planejamento de Relações Publicas, além de ser estas as responsáveis para que eles permeiem toda a organização e oriente sua utilização e sua atualização, como aqui descrito. Esta ferramenta se transforma então em um processo de Desenvolvimento Organizacional (DO).

Isto tudo, aliado ao posicionamento da organização e seus membros em relação às modernas técnicas de administração envolvendo produtividade, qualidade, inovação e assim por diante.

É considerada também a cultura da organização no que diz respeito a conceitos relativos ao lucro, livre iniciativa etc.

Caso a organização possua um Código de Ética o texto do mesmo será confrontado com a cultura da mesma e os valores encontrados nessa confrontação farão parte do Código de Valores.

Após todo o processo de formalização e aprovação do Código de Valores toda sua estrutura é decodificada e adequadamente trabalhada para se transformar em um processo de desenvolvimento organizacional que coloque a organização em contínua evolução e atualização

De acordo com o anteriormente exposto e complementando o cenário, devemos observar que as organizações vivem em ambientes nos quais as mudanças estão ocorrendo rapidamente, gerando a necessidade de avaliarem continuamente as direções que estão tomando em relação aos diversos cenários e tendências, de forma a executarem as alterações adequadas para a obtenção dos resultados esperados. Para que isso ocorra com a rapidez necessária e com a colaboração espontânea de todos os membros da organização é fundamental que exista integração entre eles e valores compartilhados, isto é, valores difundidos, aceitos e utilizados por todos, como orientadores das suas ações e decisões.

Este é o maior desafio que as organizações enfrentam: a unidade de pensamento, o esforço de todos dirigidos para os mesmos objetivos, a ação de todos seus colaboradores de acordo com os valores que defendem. É isto que a formalização e todo processo aqui proposto, do Código de Valores, faz com que ocorra, além de trazer inúmeras outras vantagens.

Um Código de Valores dá aos membros de uma organização direção, visão comum, decisões uníssonas, independente da distância que os separam. Além disso, ela necessita ter e transmitir um espírito de unidade e coesão para o público. As decisões que envolvem os seus públicos devem apresentar coerência e se pautarem pelos mesmos valores. Os comportamentos e as práticas éticas podem perfeitamente ser incluídas entre os valores a serem preservados e compartilhados por todos os membros da organização.

Se uma organização consegue fazer seus valores serem realmente compartilhados obtendo a adesão de todos os seus colaboradores na observância dos mesmos ela não precisará então dar destaques ás sanções por práticas inadequadas..

É evidente que as seitas religiosas são organizações diferentes das demais, em alguns aspectos, mas o sucesso delas está nas crenças e valores que propagam e que todos seus membros seguem. Verifiquem as mudanças ocorridas. As religiões no passado davam destaque às penalidades, castigos, impostos aos membros que não seguissem os seus dogmas. Hoje a situação se inverteu elas destacam os benefícios de seguirem seus dogmas e a forma de agir recomendada. Essas organizações não objetivam, pelo menos publicamente o lucro, mas a contínua expansão de muitas delas é uma demonstração clara da capacidade que possuem de gerar adesão de seus membros, que contribuem às vezes com 10% ou mais de suas rendas. Isto porque, todos os que delas participam se guiam pelos mesmos valores e crenças, ajudando inclusive na propagação dos mesmos.

Será que as demais organizações não estão conseguindo atingir seus objetivos em razão de estarem muito preocupadas em vigiarem seus colaboradores, criarem sanções, ao invés de propagarem valores e crenças? Será que a propagação de valores contribuiria para criar coesão, esforço dirigido, unidade de ação, visão uníssona e positiva de mercado, relacionamentos estáveis, ambientes propícios ao desenvolvimento?


A importância do Código de Valores
Dentro do enfoque proposto, o Código de Valores preenche os requisitos acima e outros expostos mais adiante, além de responder positivamente às perguntas colocadas anteriormente; funcionar como processo de Desenvolvimento Organizacional; promover a melhoria da comunicação interna e externa; se constituir em base para um programa completo de Relações Públicas; aperfeiçoar as relações da organização com os seus diferentes públicos; desenvolver o espírito de colaboração, inovação e criatividade; direcionar os esforços da equipe e seus membros de forma produtiva e eficaz; promover a mudança da cultura por consenso, quando o ambiente social em que a organização atua assim exige. Além desses, outros objetivos são alcançados. Vejamos alguns:

- Aumentar o senso de propriedade e responsabilidade pelo alcance dos objetivos e metas da organização.
- Preparar os funcionários para decidirem de forma rápida e coerente com sentido de integração e unidade de decisão.
- Contribuir para localizar a tomada de decisão e a solução de problemas, tão próximos quanto possível, das ocorrências, recursos ou fontes de informações relevantes.
- Facilitar os trâmites administrativos e as soluções de problemas em todos os níveis da organização.
- Desenvolver a visão administrativa e a habilidade negocial de seus colaboradores.
- Desenvolver a confiança mútua dos elementos e das equipes da organização, em todos os níveis de sua estrutura.
- Estimular relacionamentos mais cooperativos e criativos entre os elementos e grupos interdependentes.
- Aumentar a conscientização sobre os processos individuais e sociais que ocorrem na organização e suas conseqüências para o desempenho.
- Promover a discussão e troca de idéias sobre temas de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho diário.
- Indicar caminhos para a liderança positiva e motivadora baseada em valores.


Liderança baseada em valores
Um Código de Valores abre caminho para a liderança baseada em valores. Isto muda o conceito da liderança: de uma liderança punitiva para uma liderança que busca fazer aflorar o que cada liderado tem de melhor e a forma do mesmo contribuir de maneira mais efetiva com os valores que a organização defende. Conseqüentemente, as lideranças defendem valores que não conflitam com os valores maiores da organização, que são compartilhados por todos. Uma célula da organização é ela própria em tamanho menor, esteja a que distância estiver da sua matriz, pois é orientada pelos mesmos valores. Além disso, os seus membros participam periodicamente da Avaliação da Aplicação do Código de Valores que os tornam mais identificados com o restante da organização. Valores compartilhados transmitem segurança e coesão à equipe. Todos sabem que a organização e às chefias em qualquer situação terão como guia de suas decisões os valores compartilhados por todos.

A liderança baseada em valores abre espaço para o desenvolvimento pessoal de cada um dos liderados e do próprio líder, promovendo o crescimento dos negócios, pois os mesmos estão na dependência do desenvolvimento de seus colaboradores. Se o crescimento da organização não ocorrer desta forma ele será temporário e, conseqüentemente, mais dependente de fatores externos do que da capacidade da equipe de gerar esses resultados.


Formalização do Código de Valores
O processo de formalização e implantação do Código de Valores em uma organização, dentro do proposto e já utilizado com enorme sucesso envolve uma série de atividades a partir de um Planejamento Geral que prevê ações tanto internas como externas. Estenderia muito este artigo falar sobre as diferentes fases do planejamento, vamos dar uma visão englobando alguns itens do mesmo na forma de títulos genéricos:

• Identificação dos públicos que interagem com a organização.
• Coleta de informações e documentos internos e externos.
• Pesquisa nos documentos coletados.
• Redação do texto básico do código.
• Ações de comunicação estabelecimento de consenso sobre o texto básico.
• Ações de comunicação com níveis determinados da organização para validação do texto básico.
• Finalização da formalização do texto do Código de Valores.
• Divulgação do texto final objetivando a primeira reunião de avaliação.
• Decodificação do texto final para avaliação.
• Preparação das planilhas de avaliação e instruções para utilização das mesmas.
• Planejamento e preparação da primeira reunião de avaliação e validação do texto do Código de Valores.
• Realização da primeira reunião de Avaliação e Validação do Código de Valores.
• Texto final do Código de Valores para impressão objetivando divulgação em massa.
• Plano de comunicação interno e externo para divulgação do Código de Valores.
• Manual de orientação para lideranças explicando como utilizar, como fazer seus funcionários utilizarem e como divulgar o Código de Valores.
• Preparação de textos de publicações – folhetos, volantes, cartazes – bem como, textos e entrevistas nos veículos internos objetivando a utilização das diferentes abordagens do Código de Valores por todas as células e membros da organização.

Durante as fases de preparação e implantação do projeto os responsáveis pelo mesmo deverão sugerir e buscar visualizar, oportunidades e formas de divulgação do significado e importância do Código de Valores.


Processo de Desenvolvimento Organizacional
A atividade de avaliação da aplicação do Código de Valores, envolvendo todos os colaboradores da organização, funciona como um processo de Desenvolvimento Organizacional. Ela coloca em discussão e compara a atuação da organização e de todas suas áreas, com o Código de Valores, e determina quais seriam as ações ideais diante da atual conjuntura sócio econômica. Consensa as mudanças e os ajustes a serem implementados e estabelece a equipe responsável por esses ajustes, bem como, a forma de acompanhamento dos mesmos. Retornando sempre ao início do processo.


Fonte: Por João Alberto Ianhez, in www.conferp.org.br

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