Pular para o conteúdo principal

Rh ainda muito limitado

Diminuir a diferença entre a teoria e a prática continua sendo um desafio para os 600 diretores de recursos humanos de empresas de 21 países que participaram da quarta edição do relatório global Rewards Challenges & Changes, executado pela consultoria de RH Towers Perrin.

Este estudo examina todos os desafios que se apresentam para as empresas em termos de retribuição e gestão de desempenho e, a julgar pelos resultados, os executivos desperdiçam boa parte de seus esforços acrescentando ou eli-minando métricas de seus planos de retribuição variável.

Os resultados não são, realmente, nada bons. E contradizem o que tem sido falado nos últimos anos a respeito de gestão. Na prática, os executivos ampliam ou limitam a possibilidade de selecionar incentivos, ou mudam a escala de avaliação, mas não apresentam nada de efetivo.

Segundo Anthony Gennaoui, o sócio-diretor-geral da Towers Perrin, "a área de recursos humanos não acompanhou as mudanças do mercado." A área precisaria dar uma "resposta" para que pudesse, então, ser competitiva interferindo nas ferramentas fundamentais da gestão de pessoas, a avaliação e a compensação. "São facetas nas quais se colocam remendos, sem ter em conta o indivíduo", observa Gennaoui.

Os diretores consultados neste levantamento da Torrews Perrin asseguram que a retenção do talento marca suas estratégias de compensação - no entanto, suas ações se contradizem. Por exemplo, o desenvolvimento de sistemas de retribuição sob medida para grupos específicos só foi adotado em 67% dos casos. De fato, cerca de 82% destes profissionais adotam os sistemas para seu pessoal de vendas, apesar das vantagens que esse enfoque pode contribuir para a fidelização de talento.

Juan Carlos Olabarrieta, o sócio-diretor da área de gestão de atribuição e desenvolvimento profissional da consultoria Towers Perrin destaca que é preciso diferenciar mais a contribuição, se bem que para um número bem menor de profissionais. Ou seja, para Olabarrieta a diferença entre o funcionário excelente e o normal não deveria ser de 5% da avaliação, como ocorre agora.

"É preciso premiar mais o funcionário que mostra mais valor", acrescentou Olabarrieta, que para fazer frente a este enorme desafio pensa que é necessário realizar uma boa gestão de desempenho. "É necessário simplesmente medir a contribuição de cada profissional para a organização possa assim identificar quem são os melhores."

Olabarrieta mostra um dado extremamente interessante: apenas cerca de 30% dos diretores entrevistados por ocasião do levantamento asseguram que a gestão do desempenho funciona bem ou muito bem na sua própria organização; o restante, no entanto, reconhece que poderia funcionar muito melhor.
Para concluir, esses diretores da Towers Perrin dizem que existem intenções de melhora na área de recursos humanos, mas admite que as coisas não se desenvolvem.


Fonte: Por Montse Mateos/Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su...

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS...

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De...