Pular para o conteúdo principal

O doce sabor de se posicionar no topo

Cansado da marca Brastemp ficar perdida no meio de dezenas de patrocinadores de eventos como a Casa Cor, o diretor de Marketing da Brastemp, Jerome Cadier, há dois anos, resolveu ousar e criar seu próprio evento. "Transformamos o que era product placement em um evento proprietário", diz Cardier. E foi assim que nasceu o B Gourmet, uma exposição de ambientes criados por arquitetos e decoradores a partir de propostas criativas, mostrando sempre o Lado B das coisas. "Hoje, o B Gourmet é o principal investimento de marketing da marca", afirma Cadier.

"O investimento no B Gourmet é o dobro em valor e em dedicação da equipe, mas acredito que em termos de retorno, ele nos dê umas 20 vezes o retorno que tínhamos como patrocinador da Casa Cor", revela Cardier que também usa as aulas de gastronomia e demonstrações para ações de relacionamento com executivos de revendas. "Além disso, como os ambientes ficam muito interessantes e criativos, há também um grande retorno em espaço editorial", completa o executivo.

A iniciativa deu tão certo que, entre 12 e 29 de junho, a Brastemp realiza a 4ª edição em São Paulo. A marca já realizou duas edições no Rio de Janeiro, uma em Curitiba e planeja fazer mais um no Rio e outra no nordeste ainda este ano. A edição que começa esta semana tem como tema "O Lado B" dos imigrantes de São Paulo. "A intenção é fazer uma leitura criativa das tradições imigrantes que convivem em São Paulo. Não queremos compromissos com as tendências da decoração de interiores. Nossa intenção é surpreender e encantar o consumidor e inspirar os profissionais de decoração enquanto mostramos a personalidade da marca", diz Cardier. O evento foi concebido em parceria com a Editora Abril e com a Talent, agência da marca Brastemp à época. Hoje a marca está com a DM9.

Nessa semana também estréia o São Paulo Food & Wine (SPF&W), evento criado pelo Grand Hyatt São Paulo que será desenvolvido em parceria com o 2º Laboratório de Cozinha Brasileira Paladar. O evento começa dia 12 e vai até o dia 15 de junho combinando almoços e jantares com chefs do primeiríssimo time com aulas e workshops voltados para o desenvolvimento da culinária nacional, a parceria de Hyatt e Estadão já é um sucesso em inscrições e reservas. "O evento foi nossa maneira de expressar a vocação do Grand Hyatt São Paulo para a gastronomia já que desde a concepção do projeto arquitetônico do hotel a gastronomia já era um assunto de destaque. Prova disso é que temos um prédio inteiramente dedicado a isso", diz o diretor geral, Carl Emberson.

"Ao trazermos 31 chefs, 8 enólogos e seis especialistas em bebidas estamos fortalecendo nosso posicionamento junto ao público gourmet ao mesmo tempo que estamos criando um evento lucrativo para o hotel", diz Emberson, que estima que 80% dos clientes dos restaurantes do hotel moram em São Paulo. Para o editor executivo Ilan Kow, a oportunidade de fazer a segunda edição do laboratório em parceria com o hotel pareceu especialmente saborosa porque ajudaria a colocar a culinária brasileira diante de para um público gourmet. "É da natureza do Paladar falar sobre altíssima gastronomia e também sobre ingredientes e assuntos que fazem parte do trivial brasileiro", diz Kow. "Além disso, há uma grande demanda por informação gastronômica em São Paulo. Afinal, o grande esporte do paulistano é comer", tempera.

Certamente essa certeza foi o que conquistou para o evento que começou a ser preparado em fevereiro deste ano patrocinadores de porte como Gafisa, Tramontina, Citroën, Faculdades Anhembi-Morumbi, Friboi, ABN-AMRO Banco Real e Riedel. Os patrocinadores sabem que os amantes da alta gastronomia estão entre os consumidores com maior poder aquisitivo. "Não pensamos em crescer infinitamente. Não queremos um evento massivo. O SPF&W é para ser um evento exclusivo, com alto padrão de qualidade e serviço e com foco no conforto", diz Emberson.


Fonte: Por Andréa Ciaffone, in www.meioemensagem.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç