A Ford na Espanha começou o aperfeiçoamento de suas concessionárias pela sua peça mais importante: as pessoas. "Os recursos humanos são a base de todos os negócios e, em uma empresa de serviços, as pessoas são decisivas. Este lema foi o ponto de partida do "Top Dreams", um programa criado pela empresa, em colaboração com a Accenture, com o claro objetivo: assegurar que nos postos-chave de cada concessionária estejam os melhores funcionários", informou Francisco Pérez Botello, diretor da montadora.
A identificação e avaliação desses profissionais se refletiram em resultados que mostram que as pessoas são de fato o motor da Ford: as concessionárias que participam do programa melhoraram a sua participação no mercado em 3% (na relação das vendas da concessionária com o total das vendas de veículos); o lucro bruto por unidade vendida teve um incremento de 14%; e, por último, o lucro bruto do departamento de vendas também teve um aumento de 8%.
Observados os resultados, Analena Coronado, gerente de desenvolvimento, formação e recursos humanos da rede Ford, afirmou que a melhora dos resultados era o objetivo final do plano. "Para poder medir a evolução poderíamos ter incluído diversos parâmetros, mas queríamos fazer um retrato simples. Conseguimos aumentar as vendas das concessionárias com uma margem mais saudável."
O programa teve início em 2003 como um sistema de avaliação de competência e está dividido em duas fases: "Top People" (identificação de perfis) e "Top Teams" (desenvolvimento). Até agora participaram 69 das 160 concessionárias que representam a marca na Espanha, 11 delas nos dois programas.
Avaliação
Em "Top People" foram identificados os fatores de êxito com um padrão de competências. José Luis Sancho, sócio-responsável do setor automotivo da Accenture, explica que nesse processo, além de uma ferramenta on-line que avalia 27 competências para os postos, "foram fundamentais as entrevistas pessoais. Entre outras capacidades foram medidas a empatia, a persuasão e o que diferencia os chefes de venda dos gerentes, por exemplo".
Em "Top Teams" o foco é em desenvolvimento e acompanhamento. "São identificados quais perfis são adequados e quais não são. Então, investe-se em formação adicional", informou Coronado. Aponta também para o fato de que uma das barreiras era conseguir superar o ceticismo que era gerado em empresas familiares com a implantação do programa e deixar muito claro quais são os objetivos, "queremos melhorar os resultados entre um grupo de gerentes muito heterogêneo e autodidata".
Nas 46 concessionárias que participaram do "Top People" foi incluído um estudo de aspectos ligados diretamente com os resultados do negócio, como o pagamento e o impacto na gestão de pessoal. "O objetivo é converter os processos em hábitos e conseguir uma melhora nas condições de trabalho", concluiu Coronado.
Fonte: Por Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
A identificação e avaliação desses profissionais se refletiram em resultados que mostram que as pessoas são de fato o motor da Ford: as concessionárias que participam do programa melhoraram a sua participação no mercado em 3% (na relação das vendas da concessionária com o total das vendas de veículos); o lucro bruto por unidade vendida teve um incremento de 14%; e, por último, o lucro bruto do departamento de vendas também teve um aumento de 8%.
Observados os resultados, Analena Coronado, gerente de desenvolvimento, formação e recursos humanos da rede Ford, afirmou que a melhora dos resultados era o objetivo final do plano. "Para poder medir a evolução poderíamos ter incluído diversos parâmetros, mas queríamos fazer um retrato simples. Conseguimos aumentar as vendas das concessionárias com uma margem mais saudável."
O programa teve início em 2003 como um sistema de avaliação de competência e está dividido em duas fases: "Top People" (identificação de perfis) e "Top Teams" (desenvolvimento). Até agora participaram 69 das 160 concessionárias que representam a marca na Espanha, 11 delas nos dois programas.
Avaliação
Em "Top People" foram identificados os fatores de êxito com um padrão de competências. José Luis Sancho, sócio-responsável do setor automotivo da Accenture, explica que nesse processo, além de uma ferramenta on-line que avalia 27 competências para os postos, "foram fundamentais as entrevistas pessoais. Entre outras capacidades foram medidas a empatia, a persuasão e o que diferencia os chefes de venda dos gerentes, por exemplo".
Em "Top Teams" o foco é em desenvolvimento e acompanhamento. "São identificados quais perfis são adequados e quais não são. Então, investe-se em formação adicional", informou Coronado. Aponta também para o fato de que uma das barreiras era conseguir superar o ceticismo que era gerado em empresas familiares com a implantação do programa e deixar muito claro quais são os objetivos, "queremos melhorar os resultados entre um grupo de gerentes muito heterogêneo e autodidata".
Nas 46 concessionárias que participaram do "Top People" foi incluído um estudo de aspectos ligados diretamente com os resultados do negócio, como o pagamento e o impacto na gestão de pessoal. "O objetivo é converter os processos em hábitos e conseguir uma melhora nas condições de trabalho", concluiu Coronado.
Fonte: Por Expansión, in Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 9
Comentários