Cavalos dão lição de liderança

Você sabia que interagir com cavalos pode melhorar as habilidades de liderança? Pouco comum no Brasil e mais difundido nos Estados Unidos e na Europa, o método consiste em aproximar homem e animal para aperfeiçoar o relacionamento interpessoal no trabalho. Segundo Victoria Baras, diretora da empresa Caballos y Liderazgo, da Espanha, os animais podem ajudar na aptidão de liderar e ser liderado, além de auxiliar os gestores a desenvolver autoconfiança, capacidade de gerar confiança nos outros, coerência e respeito ao espaço de cada um.

A Caballos y Liderazgo tem treinamentos direcionados a empresários, executivos e alunos de MBA da escola de negócios espanhola EADA (Escuela de Alta Dirección y Administración), em Barcelona. Segundo Victoria, o cavalo pode tanto representar a equipe de trabalho como o líder, mostrando a competência do empresário para liderar.

No Brasil, treinamento semelhante é oferecido em Sorocaba, no interior de São Paulo. A Universidade do Cavalo, em parceria com a Anthropos Consulting, leva homens de negócios para que assistam à doma de um cavalo. Depois que os participantes observaram o trabalho do domador e interagiram com o animal, um consultor faz uma palestra, na qual compara as situações com o ambiente de trabalho. Chamado de Horsemanship Management - Workshop de Liderança e Relacionamento, o treinamento, de um dia, é aberto a qualquer participante e ocorre duas vezes por ano - o próximo será em setembro. O custo é de R$ 400. Os demais programas são fechados para grupos de empresas.


Fonte: empresas.globo.com/empresasenegocios
0