Pular para o conteúdo principal

O jornalismo, além dos leads e dos releases

O jornalismo brasileiro anda cada vez mais burocrático e menos investigativo e, por isso mesmo, repetitivo, monótono, com cara de "pau mandado". As nossas inúmeras imprensas brasileiras (nunca existiu uma só, homogênea, nesse "Brasilzão" tão diverso), apesar de sistemas de produção distintos e visões muito díspares de seu papel na sociedade, têm se caracterizado por um atributo comum: a ausência de perspectiva crítica.

Certamente, a realidade (a mão visível do mercado) contribui para moldar o atual perfil dos nossos veículos jornalísticos que, nos últimos anos, têm se empenhado mais em buscar a sua sustentabilidade do que em garantir a sua independência editorial. Por isso, abundam os "publieditoriais" e "os projetos de mercado" (denominações que visam mascarar formas modernas de "jabaculê") e relações nem sempre éticas entre redações e anunciantes.

O jornalismo brasileiro anda sofrendo da "síndrome da sala de estar", ou seja, vive "cheio de dedos" com empresas, entidades e governos, procurando, a todo custo, não ferir suscetibilidades, como se a imprensa devesse estar sempre "a serviço de". Esta síndrome é percebida nas entrevistas que mais parecem bate-papo cordial entre amigos, nas coletivas onde bebidinhas e brindes desarmam as consciências e atenuam as perguntas, ou nas matérias frias derivadas de pautas adocicadas que chegam aos montões aos e-mails das editorias e dos jornalistas em particular.

Não podemos assistir passivamente ao esvaziamento da verdadeira função da imprensa, gradativamente refém dos leads e dos releases, concebida unicamente como uma atividade técnica, "profissional", desprovida de compromissos efetivos com a coletividade. Na verdade, é assim que o jornalismo é pensado e praticado na maioria dos cursos de formação, onde se privilegiam os aspectos operacionais e se sufocam os esforços de reflexão e de pesquisa.

O jornalismo brasileiro está se acostumando com os ambientes refrigerados, com o discurso neutro, "objetivo" , com o tapinha nas costas das fontes, com a ausência de tensão ou controvérsia, aproximando-se perigosamente da relação subserviente que vigora entre a maioria das assessorias de imprensa e seus clientes ou patrões.

O jornalismo brasileiro anda preguiçoso demais e vive a reboque de relatórios oficiais, das falas das autoridades e dos executivos, sem iniciativa para tentar novos caminhos, descobrir novas fontes, ousar novas abordagens. O jornalismo brasileiro anda com cara de "house-organ" empresarial, completamente insípido, insosso e inodoro.

Neste cenário, o sensacionalismo da mídia (louquinha para encontrar uma tragédia pessoal que a livre de investigar o que é realmente relevante) e seus espasmos de denuncismo (que perpetram episódios como o da Escola Base) apenas confirmam a tese de que o jornalismo brasileiro anda sem norte, sem escrúpulo e sem tesão. Anda cacarejando demais sem botar ovo algum.

É necessário, urgentemente, alterar este panorama, porque a sociedade continua acreditando que a imprensa pode contribuir para ampliar o debate, desmascarando pessoas e organizações que agem por debaixo dos lençóis, combatendo privilégios e monopólios e, sobretudo, estabelecendo parcerias em prol da autêntica cidadania.

O jornalismo deve ser visto, antes de tudo, como militância cívica (não confundir com partidária!). Não pode cristalizar-se como uma atividade que se segue ao recebimento de um diploma e de um número de registro no MTb e que se exerce em 5 ou 7 horas diárias de trabalho. Burocrática e desinteressadamente.

O jornalista tem que assumir definitivamente a responsabilidade que pesa sobre os seus ombros (detém o privilégio do exercício profissional concedido pela legislação brasileira) e precisa exercer a sua função (e missão) com coragem e competência. Se não estiver disposto a "suar a camisa" e colocar os neurônios para funcionar, que vá procurar outra praia.

Na comemoração dos 200 anos da imprensa brasileira, urge exigir que os sucessores de Hipólito da Costa deixem de lado a reverência servil aos novos monarcas (governantes e empresários) e assumam o papel que a sociedade lhes reservou.

A imprensa brasileira precisa definitivamente sair desta letargia, sacudir sua preguiça mental, recuperar sua capacidade de investigação, tirar a bunda da cadeira. Se ela se dispuser a esse esforço, chegará facilmente à conclusão (ufa, até que enfim!) de que existe vida além dos leads e dos releases.


Fonte: Por Wilson da Costa Bueno, in portalimprensa.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç