Pular para o conteúdo principal

Ser responsável para se sustentar

Conceitos como responsabilidade ambiental e social têm efeitos cada vez mais claros nas decisões de compra dos consumidores e, conseqüentemente, no valor das marcas. No Brasil, a mobilização ainda não é tão intensa, mas a cada ano se vê maior preocupação com essas questões, tanto por parte da mídia quanto por parte de agências e clientes - isso sem falar dos consumidores.

Diante da atualidade e importância deste tema, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) - entidade organizadora do IV Congresso Brasileiro de Propaganda - convidou, para coordenar sua comissão sobre o tema Responsabilidade Social da Propaganda e Comunicação, o Conselho Nacional de Propaganda - o qual, por sua vez, pediu o apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

A comissão será presidida por Hiran Castello Branco, presidente do Conselho Nacional de Propaganda (CNP), e integrada por Percival Caropreso, fundador da entidade Setor 2 ½; Christina Carvalho Pinto, da Full Jazz; Francisco Gracioso, da ESPM; Rosa Alegria, do Mercado Ético e do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC; Ismael Rocha, responsável pela ESPM Social; Francisco Socorro, secretário do CNP; e por Emanuel Publio Dias, diretor de marketing da ESPM.

Com 35 anos de atuação em publicidade e 18 de experiência em causas sociais, Percival Caropreso tornou-se referência em termos de pensamento estratégico nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. "É preciso que a sociedade perceba que a atividade econômica e a sustentabilidade devem ser complementares, parceiras. As empresas têm de trabalhar não só no desenvolvimento da sua atividade, como no desenvolvimento da sociedade e de um meio ambiente cada vez melhor", afirma.

"As novas gerações de consumidores não absorvem apenas informação rapidamente; elas produzem seu próprio conteúdo. Esse consumidor, que já está às vésperas de fazer suas próprias decisões de compra, apóia, rejeita ou até pune as marcas de acordo com sua atuação em relação ao ambiente", destaca.

Por conta desta tendência no comportamento do consumidor, uma mutação importante ocorreu: o mercado publicitário percebeu que ser socialmente responsável e ambientalmente sustentável é boa propaganda, faz bem para a imagem, e, a partir dessa oportunidade, as agências passaram a sugerir aos seus clientes a adoção de programas engajados nessas questões.

"O que é positivo, desde que não seja apenas cosmético", adverte Castello Branco. "Do mesmo modo que a atuação dos publicitários ajudou as empresas na transição da era do produto para a era do marketing, agora as agências devem ajudar seus clientes a entrar na era do consumo responsável", avalia.

"O problema na relação entre responsabilidade social e comunicação é que as pessoas só sabem falar, mas não têm intimidade alguma com as ações de responsabilidade social. Os discursos ficam vazios e muitas vezes até os projetos propostos não se sustentam", aponta Christina.

Pioneiro da discussão ambiental no seu setor - adota políticas neste sentido desde 2001 -, o Banco Real está em posição privilegiada para analisar o desenvolvimento da questão da responsabilidade social e ambiental no Brasil. "Minha percepção é que, ao se falar desse fascinante tema, sempre faltou algo fundamental à comunicação - alma", afirma Fernando Martins, diretor executivo de estratégia da marca e comunicação corporativa do banco.

"Para que não corrêssemos o risco de cair no discurso vazio, desde 2001 mantemos programas internos em processos contínuos sobre práticas sustentáveis e formação de líderes para a sustentabilidade", completa.


Fonte: Por Andréa Ciaffone, in www.meioemensagem.com.br/ivcongresso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç