Pular para o conteúdo principal

Pausa para acessar web aumenta produtividade

Pesquisa revela que uma pausa de dez minutos para navegar na web, durante o trabalho, pode aumentar a do profissional. De acordo com os dados da PopCap Games, empresa britânica que desenvolve jogos virtuais, muito longe de distrair os profissionais do trabalho que realizam, a atitude pode diminuir o estresse, enquanto ajuda a focar a mente. Além disso, a pesquisa mostrou que o fato de as empresas limitarem totalmente o acesso dos profissionais a sites de interesse pessoal pode reduzir a eficiência e a moral da equipe, informou o site InfoMoney.
Os resultados foram baseados em psicometria - método que testa a capacidade mental por meio de provas - e compilados pelo psicologista da Goldsmiths University, Dr. Tomas Chamorro-Premuzic.

A pesquisa mostrou que o uso de sites de relacionamento, notícias, de encontros, jogos e compras levaram 57% dos profissionais a se afastarem da tradicional pausa para o chá, utilizando esse tempo para navegar pela internet. Outros 71% admitiram navegar na web enquanto o chefe não está por perto, enquanto 47% crêem que fumar um cigarro por cinco minutos é mais aceito do que navegar pelo mesmo tempo na web.

O responsável pela pesquisa acredita que, se os chefes permitissem dez minutos de navegação pela internet diários, a produtividade aumentaria.

"Pausas para chá e pausas forçadas têm sido as mais comuns, mas a pesquisa mostra que e-breaks (pausas para navegação na internet) estão se tornando as mais populares escolhas dos trabalhadores britânicos", afirma o psicologista. "A pesquisa prova que uma pausa de dez minutos por dia pode trazer benefícios significantes, mas, ao contrário disso, muitos chefes estão banindo isso com medo que possa distrair o funcionário".

A internet oferece um mundo de informações de vários tipos, e cair na rede pode significar o desperdício de horas de trabalho. Por mais que a atitude possa relaxar a mente, todo o cuidado é pouco.

E-mail pessoal, assuntos do seu interesse, notícias de esporte, entretenimento, curiosidades, piadas...tudo ali, num clique. Cabe a você respeitar as regras e, a partir delas, criar a sua rotina, dedicando-se ao trabalho e entregando-se à dispersão no momento certo. Afinal, "navegar" é preciso!


Fonte: empresas.globo.com/empresasenegocios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su...

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS...

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De...