Pular para o conteúdo principal

Eletropaulo enfrenta problemas no atendimento ao cliente

Desde o dia 11 de fevereiro a AES Eletropaulo está utilizando um novo sistema de gestão integrada (CCS). O objetivo, segundo comunicado da distribuidora de energia elétrica, é oferecer um atendimento mais ágil e eficaz aos 5,6 milhões de clientes de baixa tensão (residências e pequenos comércios). Porém, desde que o sistema entrou no ar o que está acontecendo é justamente o contrário. Os postos de atendimento da empresa têm filas enormes e os clientes saem sem terem os problemas resolvidos, o atendimento telefônico está ocupado a maior parte do tempo e o atendimento online também não funciona.

A consumidora Eunice da Silva está há mais de duas semanas tentando requisitar a ligação de energia elétrica em sua residência. Ela diz que, depois de tentar ligar para o 0800 da empresa sem sucesso, já foi três vezes ao posto de atendimento. "Depois de enfrentar uma grande fila, fui informada que não seria possível fazer o pedido de ligação de eletricidade porque o sistema estava fora do ar.", afirma. Hoje, a consumidora tentou pela quarta vez ir até o posto de atendimento da Rua Serra de Bragança, no Tatuapé, Zona Leste São Paulo.

O resultado: Uma espera de duas horas para ser atendida por uma das três atendentes e receber a informação de que o sistema estava fora de ar novamente. Ao alegar a urgência do serviço, a atendente conseguiu solucionar o problema, não pelo novo sistema, mas por uma ligação telefônica feita a uma área específica da empresa. A promessa da Eletropaulo é que a eletricidade da casa de Eunice seja ligada em um prazo de dois dias.

A repórter da Consumidor Moderno Paula Pereira, também teve problemas com a distribuidora. Ela recebeu uma carta da Eletropaulo informando que a conta chegaria atrasada. No entanto, recebeu do condomínio em que mora o direcionamento para requisitar a segunda via da cobrança ou pelo site da Eletropaulo ou em um posto de atendimento.

"Tentei fazer a requisição da segunda via pelo site. O serviço pede o número de instalação que vem no lado direito da conta, porém, ao digitar a numeração o sistema responde com a informação de que a instalação informada não existe", explica Paula. A redação da Consumidor Moderno testou o serviço de 0800 durante a manhã desta terça-feira. Em todas as tentativas, a linha estava ocupada.


A visão de especialistas
De acordo com o advogado especializado em direito do consumidor Vinícius Zwarg, toda empresa que faz qualquer tipo de modificação no sistema de atendimento ao consumidor precisa cuidar para que haja o mínimo de impacto na qualidade do relacionamento.

"Uma vez que qualquer fornecedor disponibilize qualquer produto ou serviço no mercado, é obrigação mantê-los com a qualidade necessária para o atendimento ao consumidor", afirma a advogada especializada em direito do consumidor, Andrea Galebe. "Se a Eletropaulo resolveu aprimorar seus serviços, isso não pode significar nenhum prejuízo ao consumidor".

Ela diz ainda que qualquer dano ao consumidor pode ser discutido judicialmente. No caso da consumidora Eunice da Silva, Andrea diz que em caso do problema não ser solucionado no prazo estabelecido, há a possibilidade de requisitar uma liminar judicial para que o serviço seja prestado, uma vez que trata-se de um serviço considerado essencial pelo Código de Defesa do Consumidor.

Caso as contas de eletricidade não cheguem no prazo dado pela distribuidora ou haja qualquer outro problema no relacionamento com a Eletropaulo, o consumidor pode procurar a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) ou o Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor)


Resposta da empresa
Procurada pelo portal da Consumidor Moderno, a Eletropaulo respondeu com a seguinte nota:

"Sobre seu pedido de esclarecimento acerca do tempo no atendimento, a AES Eletropaulo informa que desde o dia 11 de fevereiro, passou a operar um novo sistema de Gestão Comercial Integrada (CCS), responsável pelo atendimento dos 5,6 milhões clientes de baixa tensão (residências e pequenos comércios) da área de concessão da distribuidora (24 municípios – incluindo a Capital).

Este novo sistema, cuja implementação não afeta a distribuição de energia elétrica, tem dois objetivos principais: unificar e aprimorar as atividades de relacionamento com os clientes, além de permitir a integração dos processos de gestão financeira, contábil e operacional.

Durante o período de migração do sistema antigo para o novo, já estavam previstos algumas ocorrências. Todos os clientes foram comunicados via carta e em destaque na conta de energia sobre atrasos na entrega da fatura com o conseqüente deslocamento da data de vencimento e aumento no tempo de atendimento.

Devido ao aumento na demanda, as lojas e postos de atendimento estão trabalhando por sistema de senhas, quando o cliente pode ser atendido mesmo após o expediente (das 8h30 às 16h30) se estiver de posse do número da senha.

A concessionária também orienta os consumidores a ligarem no Call Center de atendimento 24 horas (0800 72 72 120) fora do horário de pico, entre 08h00 e 19h00.

Há ainda a possibilidade de se obter a consulta de débito e a segunda via de conta de consumo pelo site da distribuidora – www.eletropaulo.com.br .

A concessionária ressalta o compromisso de máximo esforço para recuperar a produtividade e o tempo de atendimento normal de atendimento.

Atenciosamente

AES Eletropaulo"


Fonte: Por Fabiana Lopes, in www.consumidormoderno.com.br

Comentários

Anônimo disse…
O atendimento deles continua péssimo, estou com problemas desde 14 de abril, até agora nada. Mediram a numeração errada do relógio. O valor cobrado foi um absurdo. De R$20,00 foi para R$130,00.
Ainda não resolveram meu problema.
Telefone sempre ocupado, horas na fila e nada.
Quando fiquei sabendo da mudança, pensei q fosse para melhor não imaginava que iria ficar ainda pior.
Tem pessoas que tem que puxar a segunda via pela internet ou ir buscar sua conta em uma agencia deles. È um absurdo pago por esse serviço não é de graça e pago caro.
Anônimo disse…
Tentei obter a segunda via da fatura através do site, mas não foi possível acessá-lo. O site www.eletropaulo.com.br não pode ser acessado em 01/07/2008, um absurdo.
Anônimo disse…
Não temho tempo de ir até a eletropaulo porém faz tres dias, que estou tentando verificar 2º via da conta, pelo site(www.eletropaulo.com.br) mas também não consigo,até pelo site o atendimento deles não funciona.
Unknown disse…
gostaria de denuciar q a eletropaulo esta cobrando a mais na minha conta .com quem devo falar? td eles cobra,e o q eles cobram amais como fica?
joanaadoradora@hotmail.com
Anônimo disse…
a eletropaulo esta cobrando a mais na minha conta.com quem devo falar?td eles cobram e o q eles cobram amais como fica? JOANA
Anônimo disse…
Rosa a tres meses não recebo conta de luz preciso todos os cmeses correr atraz da segunda via isso é um absurdo,falo com eles dizem que mandam e foi destraviada,isso e um tremda falta de responsabilidade..minhas contas chegavaram tres meses em seguida altissimo me deu a maior dor de cabeça pago 90 reais cheguei receber uma conta no valor de 248 outra no valor de 180 e outra 200 foi uma guerra durou tres meses p resolver ,porque eu que descobri que nao estavam fazendo abatimento dos meses anteriores ...
Anônimo disse…
ESTOU COM PROBLEMAS NA COBRANÇA DE UMA CONTA DA ELETROPAULO, ME COBRARAM TRÊS VEZES A MAIS DO QUE O NORMAL. RECLAMEI POR TELEFONE E ELES DISSERAM QUE NÃO PODEM ENVIAR UM TÉCNICO PARA VERIFICAR O RELÓGIO. O QUE DEVO FAZER? IR AO PROCON?
juninhohacker disse…
eu não consigo imprimir a minha conta 2 via pq a pagina 2 via nao entra aparece indisponivel no momento e eu tenho q pagar hoje a minha conta de luz se nao eles vao corta

me manda alguma soluçao via e-mail
Anônimo disse…
É um desrespeito com a popullação. Estou tentando resolver um probleminha mas não consigo contato por telefone. a gente fica plantado no telefone horas ouvindo uma musiquinha e ainda entra uma gravação dizendo pra que vc fique com os documentos em mãos para que o atendimento seja agilizado. Vc acaba desistindo , é um absurdo.
Anônimo disse…
Realmente é uma falta de respeito com nós consumidores, que pagamos nossas contas em dia pra não ficar sem energia; pra não sermos vítimas de impostos (juros) altissímos k são cobrados por um dia de atraso. Faz 3 dias direto k falta energia na minha rua, ligamos várias vezes p/ o atendimento e ficamos meia hora para ser atendido, depois de registrado no sistemas, esperamos 3 horas pra alguém,(técnico) ir resolver um problema que em 1 minuto, eu disse UM MINUTO é resolvido.
Gostaria de deixar claro que a EMPRESA ELETROPAULO esta deixando a desejar no atendimento a população, sendo uma Conceituada Empresa deveria ter um mínimo de respeito com nós consumidores.
Espero que melhore o atendimento e profissionais de trabalho; pois a gente depende de energia como vcs depende dos nossos consumos.

Moradora de Embu das Artes - SP
meu nome e andreia tenho uma multa de no maximo 3,000 reais mais nao tenho esse dinheiro para quitar essa divida e tem muita gente que passou por essa situaçao e esta com a sua divida pérdoada gostaria de começar a ser diguina de poder começar a pagar minhas conta como uma cidada normal
Anônimo disse…
O ATENDIMENTO DELES CONTINUA PÉSSIMO, NÃO CONSIGO IMPRIMIR A 2 VIA DA CONTA PELO SITE,LEITURA ERRADDA E NÃO ENTREGAM A CONTA EM CASA.

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç