Ter a marca reconhecida entre as melhores de um setor ou segmento é um objeto comum a todas as organizações que estão no mercado, mas somente aquelas que trabalham de forma integrada conquistam este espaço no mercado e na mente do consumidor.
A marca pode ser o ativo de maior destaque de uma empresa em um mercado concorrido, sem esquecer que o êxito de uma organização, e conseqüentemente seus produtos e serviços, ocorrem ao longo do tempo.
Mas algumas pessoas, por não conhecerem todas as marcas, o que é difícil de acontecer porque diariamente são criadas novas marcas em todo o planeta e algumas desaparecem, deixa-se levar pelo impulso de que o êxito ocorreu da noite para o dia, como um passe de mágica.
Esta pequena confusão ocorre porque, em geral, os consumidores dificilmente conhecem todas as histórias de todas as marcas, o que também implica diretamente na distribuição e comunicação utilizadas, pois cada produto tem o seu público-alvo, a comunicação é direcionada para determinado segmento e nem todas as pessoas têm o interesse por todos os produtos.
Também é interessante notar que a marca pode ser um dos indicadores que revelam os clientes fiéis, principalmente quando há uma pesquisa que mede a relação da marca com os clientes e a concorrência.
Outro ponto que leva a marca a se fixar na mente do consumidor é a sua facilidade de ser lembrada, nomes simples são bem-vindos ou até mesmo os nomes criados, que de tão diferentes acabam gravados na mente dos consumidores.
Também é interessante como a marca pode servir de referência para muitas outras empresas, todas têm o desejo de se tornarem grandes e de desfrutar do mesmo prestígio no mercado, despertando a mesma paixão e o mesmo valor.
Então é possível perceber que a construção de uma marca passa por momentos distintos, como o ciclo de vida dos produtos e serviços, há um momento inicial onde o esforço para estabelecer o nome no mercado é muito maior, depois de estabelecida e já conhecida a marca começa a ganhar maior destaque na mente dos consumidores e a representar uma fatia de mercado significativa, até chegar ao ponto em que sua representação é muito presente no mercado.
Só que o ciclo de vida também possui uma fase onde o produto ou serviço pode ser retirado do mercado ou então ganhar um novo fôlego, da mesma forma que as marcas ganham quando os concorrentes conseguem um destaque maior e investe maior dedicação para o êxito ser alcançado.
No mercado existem inúmeras marcas, sejam elas nacionais ou não, o mais importante é saber que a marca deve passar a identidade da empresa para a mente do consumidor, pois muitas empresas são reconhecidas pelas marcas, e talvez poucas consigam ser lembradas pelo próprio nome.
Para que a marca seja sempre atual é imprescindível que o consumidor seja ouvido, para trazer informações mais recentes de um mercado concorrido e que permite conhecer também o concorrente, sem esquecer que a empresa conquista um lugar de destaque pelos seus esforços e que sem determinação, dedicação e disciplina não há como se manter no mercado.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
A marca pode ser o ativo de maior destaque de uma empresa em um mercado concorrido, sem esquecer que o êxito de uma organização, e conseqüentemente seus produtos e serviços, ocorrem ao longo do tempo.
Mas algumas pessoas, por não conhecerem todas as marcas, o que é difícil de acontecer porque diariamente são criadas novas marcas em todo o planeta e algumas desaparecem, deixa-se levar pelo impulso de que o êxito ocorreu da noite para o dia, como um passe de mágica.
Esta pequena confusão ocorre porque, em geral, os consumidores dificilmente conhecem todas as histórias de todas as marcas, o que também implica diretamente na distribuição e comunicação utilizadas, pois cada produto tem o seu público-alvo, a comunicação é direcionada para determinado segmento e nem todas as pessoas têm o interesse por todos os produtos.
Também é interessante notar que a marca pode ser um dos indicadores que revelam os clientes fiéis, principalmente quando há uma pesquisa que mede a relação da marca com os clientes e a concorrência.
Outro ponto que leva a marca a se fixar na mente do consumidor é a sua facilidade de ser lembrada, nomes simples são bem-vindos ou até mesmo os nomes criados, que de tão diferentes acabam gravados na mente dos consumidores.
Também é interessante como a marca pode servir de referência para muitas outras empresas, todas têm o desejo de se tornarem grandes e de desfrutar do mesmo prestígio no mercado, despertando a mesma paixão e o mesmo valor.
Então é possível perceber que a construção de uma marca passa por momentos distintos, como o ciclo de vida dos produtos e serviços, há um momento inicial onde o esforço para estabelecer o nome no mercado é muito maior, depois de estabelecida e já conhecida a marca começa a ganhar maior destaque na mente dos consumidores e a representar uma fatia de mercado significativa, até chegar ao ponto em que sua representação é muito presente no mercado.
Só que o ciclo de vida também possui uma fase onde o produto ou serviço pode ser retirado do mercado ou então ganhar um novo fôlego, da mesma forma que as marcas ganham quando os concorrentes conseguem um destaque maior e investe maior dedicação para o êxito ser alcançado.
No mercado existem inúmeras marcas, sejam elas nacionais ou não, o mais importante é saber que a marca deve passar a identidade da empresa para a mente do consumidor, pois muitas empresas são reconhecidas pelas marcas, e talvez poucas consigam ser lembradas pelo próprio nome.
Para que a marca seja sempre atual é imprescindível que o consumidor seja ouvido, para trazer informações mais recentes de um mercado concorrido e que permite conhecer também o concorrente, sem esquecer que a empresa conquista um lugar de destaque pelos seus esforços e que sem determinação, dedicação e disciplina não há como se manter no mercado.
Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com
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