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A necessidade de ouvir o consumidor em Marketing

A seleção de um público-alvo não é uma ação unilateral, principalmente quando o mercado oferece inúmeras oportunidades para muitas empresas, e estas acabam por fazer produtos ou serviços similares, o que deixa para o consumidor uma escolha que é baseada em detalhes, mas que nem sempre alcançam o nível de satisfação esperado.

Ao entrar em contato com os clientes é interessante estar atento ao que é dito, escrito e até mesmo perceber que muitas mensagens que o cliente passa são visuais, mas que apenas uma empresa que está realmente “ouvindo” o cliente perceberá.

Em certos momentos uma ação de um cliente fala muito mais alto do que palavras, o comportamento do consumidor requer estudos elaborados e que tenham um foco bem definido, assim como o planejamento da pesquisa a ser realizada é de suma importância.

Só que nem sempre as pesquisas são pensadas para trazer dados que auxiliem as organizações a atender aos desejos dos clientes, em certos momentos a empresa acaba pensando somente em si ou faz uma pesquisa que não trará nenhum resultado positivo.

Diariamente são realizadas milhares de pesquisas, mas somente um pequeno número delas é aproveitado realmente para ouvir os clientes, o que pode parecer estranho em um primeiro momento, mas que faz todo o sentido quando a empresa coloca o foco do resultado sobre si, e não na relação que deve manter com seus consumidores.

Uma relação é um compromisso, por mais que não haja uma definição do termo neste nível, mas que é tão importante para o cliente e para a empresa quanto a cadeia de valor criada, o compromisso é uma forma de manter o relacionamento vivo com o passar dos anos, a não ser que a empresa opte por trocar de público-alvo sempre.

Diante da grande similaridade de produtos e serviços é necessário que a sua empresa ofereça diferenciais, só que não há como fazer algo diferente sem conhecer o cliente, e é muito importante ouvir o consumidor, estudar suas palavras e então oferecer o que o cliente pede, um dos maiores diferenciais pode estar justamente na tarefa mais difícil para a organização, ouvir e compreender o cliente.

Também fica evidente que a mudança, nas empresas e no comportamento dos consumidores, pode trazer benefícios para as organizações preparadas para lidar com clientes que possuem mais conhecimento sobre os produtos, que estão comparando e selecionando a melhor opção, o que envolve até mesmo a opinião de amigos sobre um produto ou serviço, e que nem todas as empresas conseguem perceber.

O mercado pode ser um campo de oportunidades não percebidas, onde as organizações se esquecem de estar em contato com seus clientes e que sem pessoas não há a figura da organização, deixando claro que o foco não é bem definido e que o cliente poderá adquirir produtos ou serviços de qualquer empresa porque todos são praticamente iguais.


Fonte: Por Rafael Mauricio Menshhein, in rmmmarketing.wordpress.com

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