Pular para o conteúdo principal

Nova geração de consumidores muda o jogo

As formas tradicionais de vender aos consumidores, com base em informações demográficas, vão se tornar irrelevantes no mundo online, principalmente com o advento da geração virtual. Segundo o Gartner, as empresas vão precisar de novas habilidades e técnicas para permanecerem relevantes nesse novo mundo.

Diferente das gerações anteriores, a geração virtual (que a consultoria chama de Geração V) não é definida por idade — ou gênero, dados demográficos ou geografia — mas é baseada em realizações pessoais e numa preferência crescente pelo uso de canais de mídia digital para descobrir informação, formar conhecimento e compartilhar idéias. A Geração V é o reconhecimento de que comportamento, atitudes e interesses gerais estão começando a se fundir em um ambiente online.

"A sabedoria convencional sempre se concentrou na identificação do cliente como o fundamento para campanhas de marketing one-to-one", afirma Adam Sarner, analista do Gartner. "A realidade da Geração V, criando personas online anônimas, e o poder absoluto de sua crescente influência em um ambiente on line, significa que as companhias precisam mudar seus métodos de aquisição e formação de relacionamentos".

Segundo Sarner, empresas com foco em CRM, em particular seus departamentos de marketing, devem tomar conhecimento dessa mudança e começar a se relacionar com personas online. "As companhias precisam se adaptar e se sintonizar às necessidades da Geração V, ou enfrentar a ira de turbas virtuais e um êxodo em massa". Sarner acredita que a verdadeira identidade dos consumidores terá menos importância. Em vez disso, as companhias vão ter de compreender o papel ou persona que os clientes estão desempenhando em um dado momento, tratando-os da forma apropriada.

O Gartner afirma que provedores de dados de clientes, business intelligence e ferramentas analíticas vão mudar o foco, passando a fornecer às companhias inteligência artificial e "persona bots" com auto-aprendizado para procurar as necessidades e desejos dos consumidores.

A consultoria faz as seguintes recomendações a companhias com foco em CRM:

- Coletar dados sobre personas para desenvolvimento de produtos, feedback do cliente, gestão de fidelidade, segmentação de clientes, targeting de campanhas e gerenciamento de satisfação. Essa riqueza de dados pode ser usada para marketing e vendas, além de oferecer insights sobre como os consumidores querem ser tratados.

- Abandonar a segmentação com base em produtos em favor da segmentação com base no que o cliente quer, Mundos virtuais, como o Second Life, já oferecem cenários onde múltiplas personas podem explorar os desejos que as companhias estão tentando atender.

- Uma companhia que desenvolve um relacionamento mutuamente benéfico com sua base de clientes por meio da coleta de dados e comunicaçõa habilita um fluxo valioso de informações entre cliente e empresa.

- Dar foco a ciências sociais, antropologia e design de games, habilidades que vão atrair, conectar, contribuir e adquirir insights de personas e ambientes virtuais. Poucas companhias atualmente empregam pessoas com essas habilidades, mas elas serão vitais para entender como as personas interagem.

- Um persona bot é um representante virtual automático, dotado de personalidade, autoreplicante, que será utilizado como ferramenta para facilitar eventos em um ambiente online. O Gartner prevê que, em 2017, o persona bot será adotado em massa, com mais de 20 milhões deles ativos apenas nos EUA. Para interagirem totalmente com a Geração V, as empresas terão seus próprios robôs para tarefas críticas de relacionamento, tais como vendas, atendimento ao cliente e marketing.


Fonte: www.consumidormoderno.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Funcionários da Domino´s Pizza postam vídeo no You Tube e são processados

Dois funcionários irresponsáveis imaginam um vídeo “muito engraçado” usando alimentos e toda sorte de escatologia. O cenário é uma cozinha da pizzaria Domino´s. Pronto, está feito o vídeo que mais chamou a atenção da mídia americana na semana passada. Nele, os dois funcionários se divertem enquanto um espirra na comida, entre outras amostras de higiene pessoal. Tudo isso foi postado no you tube no que eles consideraram “uma grande brincadeira”. O vídeo em questão, agora removido do site, foi visto por mais de 930 mil pessoas em apenas dois dias. (o vídeo já foi removido, mas pode ser conferido em trechos nesta reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=eYmFQjszaec ) Mas para os consumidores da rede, é uma grande(síssima) falta de respeito. Restou ao presidente a tarefa de “limpar” a bagunça (e a barra da empresa). Há poucos dias, Patrick Doyle, CEO nos EUA, veio a público e respondeu na mesma moeda. No vídeo de dois minutos no You Tube, Doyle ( http://www.youtube.com/watch?v=7l6AJ49xNS