Pular para o conteúdo principal

Uma década de sustentabilidade

No ano passado, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) completou dez anos de vida. Em 2008, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social chega à mesma idade. A considerar que essas organizações foram pioneiras em seus campos de atuação, não é impreciso afirmar que a discussão sobre a sustentabilidade nos negócios tem uma década no Brasil.

A primeira organização, braço brasileiro do WBCSD (World Business Council for Sustainable Development), tem quase 70 associados, entre grandes corporações que respondem por 30% do PIB do País. Nasceu para disseminar a idéia de que os negócios podem e devem ser ambientalmente sustentáveis. A segunda reúne, como associados, 1332 empresas de diferentes portes, que empregam dois milhões de pessoas e contribuem para 35% do PIB. Sua missão é mobilizar, sensibilizar e apoiar as empresas a gerirem seus negócios de modo socialmente responsável.

Além de pertencerem à mesma "geração", ambas apresentam em comum a crença na idéia de que não há melhor caminho do que as empresas produzirem riqueza com justiça social e respeito ao meio ambiente. E embora tenham escolhido estradas diferentes (a ambiental e a social) para chegar ao mesmo destino, suas agendas, desde sempre sinérgicas, se encontram ao final de uma década no vértice do conceito de sustentabilidade e da lógica do triple bottom line. Graças à sua capacidade de persuasão, um tema antes marginal foi parar na mesa dos presidentes de empresas e virou matéria de planejamento estratégico.

Encerrado o ciclo do primeiro decênio, cabe um balanço e uma projeção futura dos próximos desafios. Vamos aos avanços. Seria muita má vontade não reconhecê-los. Até a metade dos anos 1990, as empresas brasileiras eram, em sua maioria, como ilhas auto-governadas exclusivamente pelos interesses dos donos/acionistas, referenciadas na ética egoísta do lucro acima de qualquer coisa e limitadas por um conjunto de responsabilidades, algumas impostas pelo dever de obediência a legislações (do trabalho, do consumidor, do meio ambiente, da concorrência) outras consentidas por conveniência do negócio (economia de recursos, eficiência de processos, atração e retenção de talentos, qualidade de produtos e eficácia nos serviços a clientes).

Para a maioria delas, o relacionamento com stakeholders se limitava a relatórios contábeis para acionistas, uma comunicação correta para funcionários, um serviço de atendimento aos consumidores e, eventualmente, uma ação de relações públicas com a comunidade do entorno, quase sempre baseada em receita filantrópica. Antes acessória, esta tarefa tornou-se estratégica. Mais do que prestar contas ou manter política de boa vizinhança, este contato pressupõe hoje interação, diálogo permanente, incorporação de expectativas das partes interessadas na gestão do negócio. O cenário de relações ficou mais complexo e a lista de stakeholders cresceu, incluindo também governos, organizações da sociedade civil, parceiros da cadeia produtiva e toda a sociedade. Os acionistas passaram a ser informados por meio de balanços socioambientais, os consumidores ganharam ouvidorias, os colaboradores receberam ambientes melhores de trabalho, códigos de ética, políticas de valorização da diversidade (gênero, étnica, etária e por deficiência). Antes tidas como entidades desconfiadas, que se devia controlar mediante a doação de dinheiro de pouca monta, as comunidades começaram a ser vistas como protagonistas do mesmo processo de desenvolvimento. Conceitos nada comuns no mundo dos negócios, como inclusão, geração de renda, redução de desigualdades e desenvolvimento sustentável passaram a integrar a ação cotidiana das corporações. Até uma década atrás, a empresa julgava que sua responsabilidade se encerrava com a fabricação do produto. Eram exceções as que se preocupavam, por exemplo, com o descarte responsável no pós-consumo, com a existência de trabalho escravo, indigno ou infantil em algum ponto de sua cadeia de fornecedores ou com o quanto de energia, recursos naturais e matéria prima esgotável seria necessário utilizar no processo de produção. Poucas efetivamente demonstravam preocupação com transparência e governança. Hoje muitas possuem reservas florestais próprias, reutilizam materiais, controlam emissão de carbono, estabelecem pactos contra a corrupção e o desmatamento da Amazônia e dão preferência a pequenos fornecedores de comunidade.

Pode-se discutir se a motivação nasceu da convicção no conceito ou da conveniência de atender às pressões de consumidores e mercados cada vez mais seletivos. O fato é que houve avanços . E ainda que tudo isso não seja uma regra para o conjunto das empresas, já é prática relativamente comum entre as maiores e melhores, justamente as determinam as tendências dos mercados.

O que esperar do futuro? Levando-se em conta o atual movimento, os próximos dez anos deverão ser marcados muito provavelmente por um esforço das empresas em pesquisa e desenvolvimento de produtos com apelo socioambiental, por ações permanentes de engajamento dos parceiros de cadeia produtiva, pela redução drástica de emissões, pela incorporação de ferramentas gerenciais compatíveis com as demandas de sustentabilidade, pelo estudo e aplicação de novas formas de energia e pela educação de colaboradores para identificação de oportunidades.

Resta saber como as empresas enfrentarão o mais central de todos os impasses: produzir e consumir mais num planeta que já dá sinais claros que não suportará os atuais modelos de produção e consumo.


Fonte: Por Ricardo Voltolini, in Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 12

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

H2OH! - um produto desacreditado que virou sucesso

O executivo carioca Carlos Ricardo, diretor de marketing da divisão Elma Chips da Pepsico, a gigante americana do setor de alimentos e bebidas, é hoje visto como uma estrela em ascensão no mundo do marketing. Ele é o principal responsável pela criação e pelo lançamento de um produto que movimentou, de forma surpreendente, o mercado de bebidas em 11 países. A princípio, pouca gente fora da Pepsi e da Ambev, empresas responsáveis por sua produção, colocava fé na H2OH!, bebida que fica a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mas em apenas um ano a H2OH! conquistou 25% do mercado brasileiro de bebidas sem açúcar, deixando para trás marcas tradicionais, como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. Além dos números de vendas, a H2OH! praticamente deu origem a uma nova categoria de produto, na qual tem concorrentes como a Aquarius Fresh, da Coca-Cola, e que já é maior do que segmentos consagrados, como os de leites com sabores, bebidas à base de soja, chás gelados e su

Doze passos para deixar de ser o “bode expiatório” na sua empresa

Você já viu alguma vez um colega de trabalho ser culpado, exposto ou demitido por erros que não foi ele que cometeu, e sim seu chefe ou outro colega? Quais foram os efeitos neste indivíduo e nos seus colegas? Como isso foi absorvido por eles? No meu trabalho como coach, tenho encontrado mais e mais casos de “bodes expiatórios corporativos”, que a Scapegoat Society, uma ONG britânica cujo objetivo é aumentar a consciência sobre esta questão no ambiente de trabalho, define como uma rotina social hostil ou calúnia psicológica, através da qual as pessoas passam a culpa ou responsabilidade adiante, para um alvo ou grupo. Os efeitos são extremamente danosos, com conseqüências de longo-prazo para a vítima. Recentemente, dei orientação executiva a um gerente sênior que nunca mais se recuperou por ter sido um dia bode expiatório. John, 39 anos, trabalhou para uma empresa quando tinha algo em torno de 20 anos de idade e tudo ia bem até que ele foi usado como bode expiatório por um novo chefe. De

Conselho Federal de Marketing?

A falta de regulamentação da profissão de marketing está gerando um verdadeiro furdunço na Bahia. O consultor de marketing André Saback diz estar sendo perseguido por membros do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA) por liderar uma associação – com nome de Conselho Federal de Marketing e que ainda não está registrada – cujo objetivo, segundo ele, é regulamentar a profissão. O CRA responde dizendo que Saback está praticando estelionato e que as medidas tomadas visam a defender os profissionais de administração. Enquanto André Saback, formado em marketing pela FIB - Centro Universitário da Bahia -, diz militar pela regulamentação da profissão, o Presidente do CRA/BA, Roberto Ibrahim Uehbe, afirma que o profissional criou uma associação clandestina, está emitindo carteirinhas, cobrando taxas e que foi cobrado pelo Conselho Federal de Administração por medidas que passam até por processar Saback, que diz ter recebido dois telefonemas anônimos na última semana em tom de ameaç