A gestão de pessoas pode ser considerada, como um dos fatores determinantes para uma organização enfrentar os desafios de um mundo extremamente competitivo e recheado de mudanças, como o que se vive no século XXI.
No mercado, tem prevalecido uma competitividade acirrada e o mínimo que uma organização pode fazer é trabalhar em prol de sua sobrevivência. Ir ao encontro da melhoria contínua é preciso.
A filosofia oriental Kaisen
A melhoria contínua também é conhecida como Kaizen, uma palavra de origem Japonesa, onde "Kai" significa mudar e "Zen" significa para melhor. Porém, a tradução que expressa melhor o significado dessa filosofia é melhoria contínua.
Ter vontade e querer melhorar continuamente é preciso, tanto em âmbito pessoal, quanto em âmbito profissional. Preocupar-se com a melhoria contínua significa preocupar-se com a sobrevivência, pois, esta contribui e muito para alavancar uma organização. Tomar a atitude de fazer melhor todos os dias tornou-se extremamente necessário.
Valiosa ferramenta de gestão
Uma das ferramentas de gestão, que muito contribui para que a melhoria contínua aconteça dentro da organização, denomina-se BSC - Balanced Scorecard, que pode ser traduzido por Indicadores Balanceados de Desempenho.
Portanto, o Balanced Scorecard, é mais do que mensuração de desempenho, pois, constitui uma valiosa ferramenta estratégica de gestão, permitindo que a organização avalie, obtenha feedback do cumprimento das ações e sincronize o seu negócio, bem como o serviço de todos os colaboradores em prol dos objetivos organizacionais. Essas ações contribuem para que exista inter-relacionamento departamental, integração, interação, criatividade e sinergia, além de propiciar, a melhoria da comunicação, permitindo o feedback com relação ao planejamento estratégico adotado e concretizado nas ações operacionais.
O objetivo maior do Balanced Scorecard é de proporcionar alinhamento de todos e de tudo dentro da organização à estratégia organizacional, em busca do cumprimento das ações traçadas, procurando alcançar as metas e objetivos garantindo o foco, o que contribui para uma tomada de decisão acertada.
Estratégia de sobrevivência
Uma boa política organizacional, atrelada a um ambiente de trabalho motivador, juntamente com essa ferramenta valiosa de gestão Balanced Scorecard, resultam em uma verdadeira estratégia de sobrevivência. Com isso, a organização terá as condições necessárias para promover a melhoria contínua do desempenho e do aumento da produtividade, com maior valor agregado e com qualidade, permitindo além do alto índice de competição, trilhar pelo caminho da excelência.
A melhoria contínua deve fazer parte da filosofia e do planejamento de cada organização e deve também, ser levada a sério, desde a alta cúpula. Saber utilizar os erros como nosso aliado, pode fazer a grande diferença. É sempre possível fazer melhor.
Como alcançar a excelência
É importante salientar que, só se alcança de fato a excelência, quando verdadeiramente há consciência e sentimento, por parte de todos os envolvidos no processo, de que fazer parte da organização já é um empreendimento. De fato, todos devem ser ao mesmo tempo colaboradores-empreendedores, investidores, intermediários e beneficiados deste empreendimento, que se torna imensurável quando os colaboradores são considerados o patrimônio mais valioso que uma organização possa ter.
Fonte: Por Marizete Furbino, in www.eticaempresarial.com.br
No mercado, tem prevalecido uma competitividade acirrada e o mínimo que uma organização pode fazer é trabalhar em prol de sua sobrevivência. Ir ao encontro da melhoria contínua é preciso.
A filosofia oriental Kaisen
A melhoria contínua também é conhecida como Kaizen, uma palavra de origem Japonesa, onde "Kai" significa mudar e "Zen" significa para melhor. Porém, a tradução que expressa melhor o significado dessa filosofia é melhoria contínua.
Ter vontade e querer melhorar continuamente é preciso, tanto em âmbito pessoal, quanto em âmbito profissional. Preocupar-se com a melhoria contínua significa preocupar-se com a sobrevivência, pois, esta contribui e muito para alavancar uma organização. Tomar a atitude de fazer melhor todos os dias tornou-se extremamente necessário.
Valiosa ferramenta de gestão
Uma das ferramentas de gestão, que muito contribui para que a melhoria contínua aconteça dentro da organização, denomina-se BSC - Balanced Scorecard, que pode ser traduzido por Indicadores Balanceados de Desempenho.
Portanto, o Balanced Scorecard, é mais do que mensuração de desempenho, pois, constitui uma valiosa ferramenta estratégica de gestão, permitindo que a organização avalie, obtenha feedback do cumprimento das ações e sincronize o seu negócio, bem como o serviço de todos os colaboradores em prol dos objetivos organizacionais. Essas ações contribuem para que exista inter-relacionamento departamental, integração, interação, criatividade e sinergia, além de propiciar, a melhoria da comunicação, permitindo o feedback com relação ao planejamento estratégico adotado e concretizado nas ações operacionais.
O objetivo maior do Balanced Scorecard é de proporcionar alinhamento de todos e de tudo dentro da organização à estratégia organizacional, em busca do cumprimento das ações traçadas, procurando alcançar as metas e objetivos garantindo o foco, o que contribui para uma tomada de decisão acertada.
Estratégia de sobrevivência
Uma boa política organizacional, atrelada a um ambiente de trabalho motivador, juntamente com essa ferramenta valiosa de gestão Balanced Scorecard, resultam em uma verdadeira estratégia de sobrevivência. Com isso, a organização terá as condições necessárias para promover a melhoria contínua do desempenho e do aumento da produtividade, com maior valor agregado e com qualidade, permitindo além do alto índice de competição, trilhar pelo caminho da excelência.
A melhoria contínua deve fazer parte da filosofia e do planejamento de cada organização e deve também, ser levada a sério, desde a alta cúpula. Saber utilizar os erros como nosso aliado, pode fazer a grande diferença. É sempre possível fazer melhor.
Como alcançar a excelência
É importante salientar que, só se alcança de fato a excelência, quando verdadeiramente há consciência e sentimento, por parte de todos os envolvidos no processo, de que fazer parte da organização já é um empreendimento. De fato, todos devem ser ao mesmo tempo colaboradores-empreendedores, investidores, intermediários e beneficiados deste empreendimento, que se torna imensurável quando os colaboradores são considerados o patrimônio mais valioso que uma organização possa ter.
Fonte: Por Marizete Furbino, in www.eticaempresarial.com.br
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