O Balanced Scorecard emergiu como a maneira mais eficaz de controlar e executar a Estratégia organizacional. De acordo com uma pesquisa feita pela Bain Company, 50% das organizações estão usando Balanced Scorecards. Destas, as organizações que podem controlar e executar com sucesso sua estratégia usando o Scorecard estão tendo fantásticos resultados rapidamente. A habilidade destas organizações em controlar e executar a estratégia usando o Balanced Scorecard como seu sistema de gestão é o que as conduziu a estes resultados da descoberta. Mas um alerta!: nossa pesquisa com os usuários do Scorecard indica que 50% das organizações que dizem estar utilizando o BSC o fazem de maneira incorreta e, conseqüentemente, não estão alcançando grandes resultados.
As razões incluem:
- Pouco envolvimento da liderança executiva;
- Os colaboradores vêem o BSC como um projeto de controle e medição;
- O Scorecard não está ligado ao sistema de gestão.
No caso destas organizações, o Balanced Scorecard não é usado, efetivamente, para controlar e executar a Estratégia. E como Louis Gerstner, o CEO anterior da IBM, disse: “Execução é realmente a parte crítica de uma estratégia bem sucedida”.
A chave para a execução bem sucedida da Estratégia
Nossas pesquisas e experiência com centenas de organizações têm-nos mostrado que executar a estratégia é uma competência interna crítica. Primeiramente é importante ter uma boa Estratégia, mas ainda mais crítico é a competência para executar essa Estratégia. Assim como as organizações bem sucedidas desenvolveram as habilidades internas para controlar a qualidade, elas devem também aperfeiçoar sua efetividade na execução da Estratégia. Nós percebemos que as companhias que constroem com sucesso esta competência desenvolveram os seguintes elementos:
O Processo: Criaram e compartilharam metodologias comprovadas para assegurar que seu projeto de Balanced Scorecard se transformasse na base para a execução de sua Estratégia.
As Pessoas: Capacitaram um pool de consultores internos para assegurar que tivessem as habilidades e as experiências necessárias para levar sua organização de construir um Balanced Scorecard à uma nova maneira de gerenciar o negócio.
As Ferramentas: Desenvolveram e compartilharam ferramentas que permitissem à organização executar os processos, compartilhar o conhecimento, e efetivamente implementar a Estratégia. Compartilham estas ferramentas, on-line, eficientemente para toda a organização inteira.
Fazendo da Estratégia a competência principal – BSC Center of Excellence
De fato, estas companhias criaram o que nós chamamos de “BSC Center of Excellence “. Este centro de excelência permite que você encaixe a execução da Estratégia na organização e comece a entregar resultados mais rapidamente.
- Avalie & Projete: Projetando um centro de excelência que desenvolve as potencialidades atuais da organização e corrige as deficiências;
- Desenvolva as competências internas: Estabeleça o processo, as pessoas e as ferramentas para iniciar e controlar seu projeto de BSC;
- Mantenha: Assegure a implementação e a melhoria contínua através das comunidades, treinando, reciclando e com outros programas que assegurarão que os benefícios contínuos sejam alcançados.
Fonte: Por Mario Bognanno, in www.strategyexe.com.br
As razões incluem:
- Pouco envolvimento da liderança executiva;
- Os colaboradores vêem o BSC como um projeto de controle e medição;
- O Scorecard não está ligado ao sistema de gestão.
No caso destas organizações, o Balanced Scorecard não é usado, efetivamente, para controlar e executar a Estratégia. E como Louis Gerstner, o CEO anterior da IBM, disse: “Execução é realmente a parte crítica de uma estratégia bem sucedida”.
A chave para a execução bem sucedida da Estratégia
Nossas pesquisas e experiência com centenas de organizações têm-nos mostrado que executar a estratégia é uma competência interna crítica. Primeiramente é importante ter uma boa Estratégia, mas ainda mais crítico é a competência para executar essa Estratégia. Assim como as organizações bem sucedidas desenvolveram as habilidades internas para controlar a qualidade, elas devem também aperfeiçoar sua efetividade na execução da Estratégia. Nós percebemos que as companhias que constroem com sucesso esta competência desenvolveram os seguintes elementos:
O Processo: Criaram e compartilharam metodologias comprovadas para assegurar que seu projeto de Balanced Scorecard se transformasse na base para a execução de sua Estratégia.
As Pessoas: Capacitaram um pool de consultores internos para assegurar que tivessem as habilidades e as experiências necessárias para levar sua organização de construir um Balanced Scorecard à uma nova maneira de gerenciar o negócio.
As Ferramentas: Desenvolveram e compartilharam ferramentas que permitissem à organização executar os processos, compartilhar o conhecimento, e efetivamente implementar a Estratégia. Compartilham estas ferramentas, on-line, eficientemente para toda a organização inteira.
Fazendo da Estratégia a competência principal – BSC Center of Excellence
De fato, estas companhias criaram o que nós chamamos de “BSC Center of Excellence “. Este centro de excelência permite que você encaixe a execução da Estratégia na organização e comece a entregar resultados mais rapidamente.
- Avalie & Projete: Projetando um centro de excelência que desenvolve as potencialidades atuais da organização e corrige as deficiências;
- Desenvolva as competências internas: Estabeleça o processo, as pessoas e as ferramentas para iniciar e controlar seu projeto de BSC;
- Mantenha: Assegure a implementação e a melhoria contínua através das comunidades, treinando, reciclando e com outros programas que assegurarão que os benefícios contínuos sejam alcançados.
Fonte: Por Mario Bognanno, in www.strategyexe.com.br
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