A Tam Linhas Aéreas lança nesta sexta-feira, 22, novo posicionamento de marca e logo, com campanha da Y&R, que detém a conta há três anos. A estratégia mundial destaca a essência da empresa apregoada pelo seu fundador, Rolim Amaro - o "comando a serviço". Embora não divulgue o investimento, por tratar-se de uma companhia de capital aberto, o comandante David Barioni Neto, presidente da Tam, afirma que esta é a maior campanha já realizada pela empresa em seus quase 30 anos.
Segundo Barioni, a campanha chega no momento em que a empresa atingiu a liderança no mercado sul-americano e, embora procure enfatizar os aspectos de humanização da companhia, afirma que a estratégia nada tem a ver com o acidente aéreo ocorrido no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em julho do ano passado. "Iniciamos o estudo para reencontrar nossas origens em setembro de 2006, quase um ano do acidente", diz.
O estudo de branding foi desenvolvido pela Thymus, enquanto o novo logo é de autoria da Y&R e Design com Z. A comunicação visual da companhia será inteiramente renovada tanto nas aeronaves, como nas lojas e balcões de check-in o que deve levar em torno de 24 meses. O processo teve início com uma campanha de endomarketing, intitulada "Escolhas".
O novo logo adota formas mais arredondas. "O logo era vermelho, com formas quadradas muito rígidas que não traduzia o comando a serviço, nossa diretriz maior", afirma Manoela Amaro, diretora de marketing da companhia, explicando ainda que a premissa alia a pró-atividade do comando e o prazer de servir os passageiros. A marca agrega ainda o desenho de uma gaivota azul, reforçando o amor à aviação.
Manoela ainda conta que houve uma alinhamento na arquitetura da marca, trazendo uma nova definição para sua nomenclatura utilizada nos mercados internacionais, anteriormente adaptada país a país em idioma local, com a tradução de "Companhia Aérea Brasileira". "Com a expansão internacional que atingimos queremos nos beneficiar desta globalização. Passamos a ser reconhecidos em todos os lugares como Tam Airlines", finaliza.
Campanha
A campanha "Compromisso" deve ser veiculada até junho e ressalta o compromisso assumido pelos 22 mil funcionários da companhia aérea com a "paixão pela aviação" e o "espírito de servir". O plano de mídia engloba oito filmes para TV aberta e peças para mídia impressa. A primeira produção tem início com a locução: "Quando uma pessoa assume um compromisso, você pode confiar. Agora imagine quando 22 mil pessoas assinam juntas" e termina com a assinatura "Tam - paixão por voar e servir."
"O que nossos clientes desejam e que talvez tenha se perdido um pouco diante dos últimos acontecimentos da crise aérea, é o mínimo, mas que para nós é o máximo e estamos retomando. Eles desejam vôos saindo na hora e poltronas que funcionem. A Tam tem apresentado 92% a 94% de pontualidade, enquanto a média mundial é de 76%", comemora Barioni.
Fonte: Por Roberta Ristori, in www.meioemensagem.com.br
Segundo Barioni, a campanha chega no momento em que a empresa atingiu a liderança no mercado sul-americano e, embora procure enfatizar os aspectos de humanização da companhia, afirma que a estratégia nada tem a ver com o acidente aéreo ocorrido no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em julho do ano passado. "Iniciamos o estudo para reencontrar nossas origens em setembro de 2006, quase um ano do acidente", diz.
O estudo de branding foi desenvolvido pela Thymus, enquanto o novo logo é de autoria da Y&R e Design com Z. A comunicação visual da companhia será inteiramente renovada tanto nas aeronaves, como nas lojas e balcões de check-in o que deve levar em torno de 24 meses. O processo teve início com uma campanha de endomarketing, intitulada "Escolhas".
O novo logo adota formas mais arredondas. "O logo era vermelho, com formas quadradas muito rígidas que não traduzia o comando a serviço, nossa diretriz maior", afirma Manoela Amaro, diretora de marketing da companhia, explicando ainda que a premissa alia a pró-atividade do comando e o prazer de servir os passageiros. A marca agrega ainda o desenho de uma gaivota azul, reforçando o amor à aviação.
Manoela ainda conta que houve uma alinhamento na arquitetura da marca, trazendo uma nova definição para sua nomenclatura utilizada nos mercados internacionais, anteriormente adaptada país a país em idioma local, com a tradução de "Companhia Aérea Brasileira". "Com a expansão internacional que atingimos queremos nos beneficiar desta globalização. Passamos a ser reconhecidos em todos os lugares como Tam Airlines", finaliza.
Campanha
A campanha "Compromisso" deve ser veiculada até junho e ressalta o compromisso assumido pelos 22 mil funcionários da companhia aérea com a "paixão pela aviação" e o "espírito de servir". O plano de mídia engloba oito filmes para TV aberta e peças para mídia impressa. A primeira produção tem início com a locução: "Quando uma pessoa assume um compromisso, você pode confiar. Agora imagine quando 22 mil pessoas assinam juntas" e termina com a assinatura "Tam - paixão por voar e servir."
"O que nossos clientes desejam e que talvez tenha se perdido um pouco diante dos últimos acontecimentos da crise aérea, é o mínimo, mas que para nós é o máximo e estamos retomando. Eles desejam vôos saindo na hora e poltronas que funcionem. A Tam tem apresentado 92% a 94% de pontualidade, enquanto a média mundial é de 76%", comemora Barioni.
Fonte: Por Roberta Ristori, in www.meioemensagem.com.br
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