A comunicação corporativa mostra a que veio em evento com Ariano Suassuna

No ano em que completa oito décadas de uma vida marcada pela militância a favor da cultura brasileira, o poeta, dramaturgo e romancista Ariano Suassuna participa do 4º Simpósio de Comunicação Integrada, no dia 23 de outubro, para falar da formação da nossa cultura a partir das idéias que estão na raiz do Movimento Armorial.

Com o tema Comunicação Corporativa – Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos?, o evento, uma realização da Casa do Cliente Comunicação 360º, acontece no auditório da Sede do Jockey Club Brasileiro, no Centro do Rio de Janeiro.

Ariano abre os debates do painel Quem somos?, sobre Cultura Organizacional, Identidade, Percepção e Reputação, com os executivos de duas grandes corporações: a catarinense Weg, uma das cinco maiores fabricantes mundiais de motores elétricos, seis anos vencedora no setor mecânico do Prêmio Valor 1000 e empresa Destaque Valor 2007, representada pelo Gerente de Relações com Investidores, Luis Fernando Moran de Oliveira; e o Citi, um dos maiores grupos financeiros mundiais, com nove décadas de atuação no Brasil, na figura de seu Superintendente Executivo de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos, Henrique Szapiro. A mediação é de Antonio Fandiño, Professor-Pesquisador do Mestrado em Administração da UFRRJ e consultor em estratégia de Recursos Humanos.

No segundo painel, Onde estamos?, Risoletta Miranda, sócia-presidente da Addcomm, comanda o debate sobre as novas Tecnologias da Informação e o seu impacto na Comunicação Empresarial. De um lado Cezar Taurion, Gerente de Novas Tecnologias aplicadas da IBM Brasil, empresa líder em criação, desenvolvimento e manufatura das mais avançadas tecnologias de informação da indústria, com 90 anos de atuação no mercado brasileiro. De outro Marco Antônio Lage, Diretor de Comunicação Corporativa da Fiat, uma das empresas automobilísticas com maior crescimento no Brasil, líder de vendas de 2001 a 2003 e em 2005, e referência em tecnologia de relacionamento.

Finalmente, no terceiro painel, Para onde vamos?, estarão em pauta a Sustentabilidade, a Inovação e o Futuro, onde o público poderá conhecer a visão de Simone Soares, gerente de Comunicação Corporativa e Gestão de Marca da Suzano, um dos mais tradicionais grupos brasileiros, presente na primeira carteira teórica do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa; e de Felix Ximenes, Diretor de Comunicação do Google, desenvolvedor do maior mecanismo de busca do mundo, responsável por mais de 100 milhões de consultas diárias. O debate será mediado por Lala Deheinzelin, Presidente da Enthusiasmo Cultural e Diretora de Cooperação Internacional do Instituto Pensarte.

A jornalista Lucia Abreu fará uma participação especial na condução geral dos painéis. Lucia foi apresentadora de diversos programas da TVE do Rio de Janeiro, como o Observatório da Imprensa, Intervalo, Caderno 2, Sete Dias e Educação em Revista, e atualmente integra a equipe da TV Nacional/Radiobrás, em Brasília.

O 4º Simpósio de Comunicação Integrada tem o patrocínio da Unimed Rio e o apoio institucional do Sistema Nacional ABRH, da Aberje, da Abracom, do Senac Rio, da Coppead/UFRJ e da Alumni/Coppead. Informações e inscrições pelo telefone (21) 2549-4930 ou no site www.casadocliente.com.br/simposio.


Fonte: Por Julia Lomba - Casa do Cliente Comunicação 360º
1